Tratamento da bursite no ombro

A dor no ombro é uma situação tão comum, que até 70% das pessoas terão este tipo de dor ao menos uma vez ao longo das suas vidas. Entre as várias causas possíveis de dor no ombro, a bursite do ombro, também chamada de bursite subacromial ou bursite subdeltoidea, é uma das mais comuns.

Bursite é o nome que damos à inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, que é uma pequena bolsa cheia de líquido que age como um amortecedor, diminuindo o atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações.

, Tratamento da bursite no ombro, Ortopedista Especialista em Ombro de Brasília - DF

Bursite no ombro – sintomas

A bursite do ombro apresenta um quadro clínico semelhante ao da tendinite no ombro.

Saiba, aqui, o que é tendinite no ombro.

Os sintomas mais característicos são a presença de dor de tipo inflamatório, localizada na face antero-lateral do ombro, eventualmente irradiando para o braço e cotovelo. O seu agravamento é especialmente sentido com a realização de esforços ou durante a noite, impossibilitando o doente de dormir sobre o ombro afetado.

Saiba, aqui, tudo sobre dor no ombro.

É também característica da bursite do ombro, a presença de crepitação que é palpável, ou percetível pelo paciente, ao fazer a mobilização da articulação.

Bursite no ombro – causas

As causas mais frequentes de bursites no ombro são os traumatismos e esforços repetidos, como os que ocorrem com determinadas atividades laborais (pintores ou estucadores, repositores de armazéns, etc) ou com a prática de certos desportos, como musculação, natação ou outros praticados com o braço acima da cabeça (“overhead sports”).

Também certas doenças reumatismais (como, por exemplo, artrite reumatóide, gota, lúpus, artrite psoriática) cursam frequentemente com bursites (nomeadamente subacromiais).

, Tratamento da bursite no ombro, Ortopedista Especialista em Ombro de Brasília - DF

Bursite no ombro – diagnóstico

diagnóstico desta patologia faz-se, essencialmente, através de um exame clínico cuidadoso, efetuado pelo seu médico especialista de ombro.

Os exames a efetuar posteriormente poderão ser uma radiografia que ajuda a excluir outras causas de dor no ombro (como artrose ou tendinite calcificante) e uma ecografia do ombro que facilmente visualiza o líquido na bursa subacromial (provocado pelo derrame inflamatório).

Tratamento

O tratamento inicial da bursite subacromial consiste em repouso, aplicação de gelo local e controle da dor com analgésicos e anti-inflamatórios.

Se o tratamento inicial não apresentar resultados satisfatórios dentro de 72 horas, ou se o paciente tiver contraindicações ao uso de anti-inflamatórios, o médico pode optar pela aplicação de uma injeção intra-articular de corticosteroides. Em muitos casos de bursite do ombro, uma simples injeção intra-articular leva à cura do quadro.

Após o controle da dor, a fisioterapia pode ser indicada, para que o paciente restabeleça sua força muscular e amplitude dos movimento do ombro.

Nos raros casos de bursite crônica que não respondem a nenhum tipo de tratamento, a cirurgia para remoção da bursa pode ser a solução.

Prevenção

Após o efetivo tratamento da bursite no ombro, algumas medidas podem ser implementadas para diminuir o risco de recorrência:

  • Atividade física orientada por profissional para fortalecimento da musculatura.
  • Alongamentos com orientação profissional.
  • Evitar tarefas que exijam movimentos repetitivos do ombro durante muito tempo.
  • Se não for possível evitar tarefas que sobrecarreguem os ombros, procure ao menos fazer algumas pausas durante o dia.
  • Evitar atividades que causem dor no ombro.
  • Usar as duas mãos para segurar ferramentas ou objetos pesados.
  • Não ficar com o ombro imobilizado por longos períodos de tempo.
  • Procurar manter um boa postura ao longo do dia, principalmente durante o trabalho.
  • Iniciar repouso e tratamento assim que a dor no ombro surgir.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação:
Ombro-Brasília
Ombro-Brasília

A Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF foi criada para atuar no tratamento das afecções osteomusculares, principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocados tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas e luxações em todas as idades, com foco em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural.

2 Comments

Cleide Vitória Silva

Estou com muita dor no ombro direito

Responder
Ombro-Brasília

Cleide, tem de buscar uma consulta com um ortopedista para ele avaliar e fazer um diagnóstico para te passar um tratamento. Claro que já pode iniciar algumas medidas descritas no artigo enquanto isso.

Responder

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *