Manguito Rotador: Entenda as principais causas de lesão, os tratamentos e a cirurgia do ombro

, Manguito Rotador: Entenda as principais causas de lesão, os tratamentos e a cirurgia do ombro, Ortopedista Especialista em Ombro de Brasília - DF

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que fazem parte da complexa articulação do ombro, mantendo-o em posição, o permitindo movimentação livre dos braços numa enorme amplitude de movimento.

Problemas ocorrem quando parte destas estruturas se tornam irritadas ou danificadas. Isso causa dor, fraqueza e limitação nos movimentos do ombro. A dor pode ser intensa e muitas vezes piora quando você tenta dormir de lado.

A lesão do manguito rotador ocorrem mais freqüentemente em pessoas que repetidamente executam movimentos de elevação e/ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas. Os melhores exemplos são os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e de fim de semana. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade.

As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais músculos e tendões da região. Em lesões menos graves, muitas pessoas se recuperam da lesão do manguito rotador com exercícios de fisioterapia. Eles melhoram a flexibilidade e a força dos músculos que rodeiam a articulação do ombro.

Às vezes, as rupturas do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma única lesão. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais rapidamente possível. Rupturas extensas do manguito rotador podem exigir reparo cirúrgico, transferência de tendões alternativos ou até a completa substituição da articulação numa artroplastia de ombro.

Sintomas

 A dor associada a uma lesão do manguito rotador pode:

  • Ser descrita como uma dor maçante e profunda no ombro
  • Perturbar o sono, especialmente se a pessoa estiver deitada sobre o ombro afetado
  • Tornar difícil pentear o cabelo ou por as mãos nas costas
  • Ser acompanhada por fraqueza do braço

Quando consultar um médico?

Uma dor no ombro que é de curta duração pode ser avaliada pelo seu clínico. Porém, consulte o seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo, imediatamente, se tiver uma perda súbita de movimento após uma lesão. Você poderá ter uma ruptura substancial do manguito rotador.

Se você tem dor que dura mais do que algumas semanas ou foi formalmente diagnosticado com uma lesão do manguito rotador, precisa ser visto por um ortopedista especialista em ombro e cotovelo. Alguns dos procedimentos cirúrgicos são o que chamamos de “tempo dependentes”.

Causas da Lesão do Manguito Rotador

A lesão do manguito rotador pode ser o resultado de uma lesão substancial no ombro, da degeneração progressiva ou de um desgaste do tecido do tendão. A atividade repetitiva de sobrecarga e o levantamento de peso durante um período de tempo prolongado. Bem como o desenvolvimento de esporões ósseos, ao redor do ombro, podem irritar ou danificar o tendão.

Fatores de risco

Os seguintes fatores podem aumentar seu risco de ter uma lesão do manguito rotador:

  • Idade: À medida que se envelhece aumentamos o risco de desenvolver a síndrome do manguito rotador. As lesões do manguito rotador são mais comuns em pessoas com mais de 40 anos.
  • Certos esportes: Os atletas que usam regularmente movimentos repetitivos do braço, tais como goleiros e jogadores do tênis, têm um risco mais elevado de sofrer com a síndrome do manguito rotador.
  • Trabalhos de construção: Ocupações como carpintaria ou pintura exigem movimentos repetitivos do braço, muitas vezes sobrecarregando o ombro, o que pode danificar o manguito rotador ao longo do tempo.
  • Histórico familiar: Pode haver um componente genético envolvido nas lesões de manguito rotador e eles parecem ocorrer mais comumente em certas famílias.

Complicações

Sem tratamento, a lesão do manguito rotador pode levar a rigidez ou fraqueza permanente e pode resultar em degeneração progressiva da articulação do ombro.

Embora descansar seu ombro seja necessário para sua recuperação, manter o ombro imobilizado por um tempo prolongado pode causar o espessamento do tecido conjuntivo da articulação. Isso torna-a espessa e rígida, limitando em definitivo os movimentos do ombro (ombro congelado). Por isso, consultar um ortopedista especialista em ombro e cotovelo é recomendado, caso a dor não ceda em poucos dias e a força dos ombros não se re-estabeleça.

Diagnóstico

Durante o exame físico o médico vai pressionar diferentes partes do ombro e mover o braço em posições diferentes. Seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo também irá testar a força dos músculos em torno de seu ombro e em seus braços.

Em alguns casos, ele pode recomendar testes de imagem, tais como:

Raio X: Embora uma ruptura do manguito rotador não apareça em um raio-X, este teste pode visualizar alterações ósseas ou outras causas potenciais para a sua dor – como a artrite.

Ultra-som: Este tipo de teste usa ondas sonoras para produzir imagens de estruturas dentro de seu corpo, particularmente tecidos moles, como músculos e tendões. Permite testes dinâmicos, avaliando as estruturas do seu ombro à medida que se movem. Ele também permite uma comparação rápida entre o ombro afetado e o ombro saudável.

Ressonância magnética: Esta tecnologia usa ondas de rádio e um forte ímã para gerar imagens que mostram todas as estruturas do ombro em grande detalhe. A qualidade das imagens depende muito da qualidade do equipamento utilizado. A Ressonância magnética pode revelar a existência e a gravidade da lesão do manguito rotador.

, Manguito Rotador: Entenda as principais causas de lesão, os tratamentos e a cirurgia do ombro, Ortopedista Especialista em Ombro de Brasília - DF

Tratamento da Lesão do Manguito Rotador

Tratamentos conservadores – tais como descanso, gelo e fisioterapia – às vezes são o necessário para se recuperar de uma lesão do manguito rotador. Se a sua lesão é grave e envolve uma ruptura completa do músculo ou tendão, você pode precisar de uma cirurgia do ombro.

Injeções (infiltração)

Se tratamentos conservadores não têm reduzido a sua dor, seu ortopedista especialista em ombro pode recomendar uma injeção de esteroides em sua articulação. Especialmente se a dor está interferindo no seu sono, atividades diárias ou exercícios. Embora essas infiltrações sejam muitas vezes úteis, elas devem ser usadas ​​judiciosamente, pois podem contribuir para o enfraquecimento do tendão.

Terapia

Exercícios de fisioterapia podem ajudar a restaurar flexibilidade e força para o seu ombro após uma lesão do manguito rotador. Às vezes é possível eliminar a dor e restaurar a função sem cirurgia. Seu ortopedista de ombro e cotovelo pode avaliar qual terapia estará mais indicada no seu caso.

Cirurgia do Ombro em Lesão do Manguito Rotador

Muitos tipos diferentes de cirurgias estão disponíveis para lesões do manguito rotador. De acordo com a severidade da lesão avalia-se o reparo do tendão por artroscopia do ombro. Outras opções são o reparo aberto de tendão, a remoção de esporão ósseo, transferência de tendão e até artroplastia do ombro.

Artroscopia da lesão no manguito rotador

Neste procedimento, os cirurgiões inserem uma pequena câmera (artroscópio) e ferramentas através de pequenas incisões para refixar o tendão rasgado ao osso. O reparo do tendão artroscópico pode proporcionar restauração da anatomia normal do paciente com um procedimento relativamente livre de dor.

Cirurgia aberta do Ombro na lesão no manguito rotador

Em algumas situações, um reparo aberto do tendão pode ser uma melhor opção. Nestes tipos de cirurgia, o seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo trabalha através de uma incisão maior para re-fixar o tendão danificado ao osso. Cirurgias abertas normalmente têm um tempo de recuperação mais longo que os procedimentos minimamente invasivos. A cirurgia artroscópica do ombro, leva a um trauma menor para o acesso da lesão e sua recuperação é mais rápida, porém nem todas as situações permitem uma cirurgia minimamente invasiva.

Remoção de excesso ósseo (esporão ósseo)

Se um pequeno esporão ósseo (crescimento exagerado de osso), próximo ao manguito rotador, provocar uma lesão por “raspagem” dos tendões no osso, este excesso de osso pode ser removido e a parte danificada do tendão pode ser corrigida. Este procedimento é muitas vezes realizado usando artroscopia. Nela, uma câmera de fibra óptica e ferramentas especiais são inseridas através de pequenas incisões.

Enxerto de tendão

Se o tendão encontra-se muito danificado para ser refixado ao osso do braço, os cirurgiões podem decidir por usar uma parte de outro tendão como substituto. O mais frequente é utilizar o tendão do músculo grande dorsal.

Artroplastia do ombro

Lesões do manguito rotador podem exigir cirurgia de artroplastia do ombro. Para melhorar a estabilidade da articulação artificial, existe um procedimento inovador. A artroplastia reversa do ombro instala a parte da esfera da articulação artificial na escápula e a parte do soquete no osso do braço.

Conheça sobre a lesão SLAP >
Agendar consulta >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Ombro-Brasília
Ombro-Brasília

A Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF foi criada para atuar no tratamento das afecções osteomusculares, principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocados tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas e luxações em todas as idades, com foco em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *