Atividade

• MarcioR4 updated ‘Paroníquia aguda4 dias, 6 horas atrás

Paroníquia Aguda ou Unha Encravada é a infecção mais comum que ocorre na mão e acomete os tecidos que ficam ao redor da unha. É resultado de inoculação bacteriana dentro dos tecidos por farpas de unha, instrumentos de manicure mal esterilizados, hábito de roer as unhas e por lesões na pele e cutículas. A bactéria mais comum é a Staphylococcus aureus.

Inflamação do leito da unha por infecção bacteriana

Sintomas da Paroníquia Aguda

Dor, calor, vermelhidão, inchaço local, aumento de sensibilidade ao redor da unha que se não tratado precocemente pode evoluir para um abcesso com eventual saída de pus.

Diagnóstico da Paroníquia Aguda

Basicamente clínico, com uma anamnese e um exame clínico minucioso já é possível fazer o diagnóstico.

Tratamento para Paroníquia Aguda

Nos casos iniciais e mais leves, antibioticoterapia por via oral associada à banhos de imersão em água morna com PVPI aquoso diluído a 10% por 2 a 3 vezes ao dia (usar solução salina para pessoas com história de alergia ao Iodo) até remissão completa dos sintomas. Casos mais extensos com abcessos se estendendo abaixo da unha ou descolando-a completamente de sua matriz, são necessárias intervenções cirúrgicas com retirada de parte ou em alguns casos de toda a unha para tratamento. O importante é sempre consultar um médico o mais rápido possível para evitar complicações.

Paroníquia Aguda ou Unha Encravada é a infecção mais comum que ocorre na mão e acomete os tecidos que ficam ao redor da unha. É resultado de inoculação bacteriana dentro dos tecidos por farpas de unha, instrumentos de manicure mal esterilizados, hábito de roer as unhas e por lesões na pele e cutículas. A bactéria mais comum é a Staphylococcus…[Leia mais]– MarcioR4 (@marcior4) 23/11/2021

Traumatologia e Ortopedia