Atividade

• MarcioR4 updated ‘Fibrodisplasia ossificante progressiva1 mês atrás

Os ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios. O esqueleto se renova totalmente a cada dez anos. Nesta doença o processo está desequilibrado: alguns tecidos de seu organismo, como músculos e tendões, se calcificam e se transformam em osso.

Por isso, qualquer pancada é um perigo – enquanto pessoas comuns ficam com marcas roxas que depois desaparecem, quem tem FOP reage diferente e faz com que cresça um osso sobre outro já existente.

Estas ossificações aparecem nas articulações em locais onde não deveriam estar, fazendo com que o corpo dos doentes fique cada vez mais rígido.

Análises de ossos de pacientes com FOP mostram que todos têm uma quantidade excessiva de uma proteína envolvida na criação dos ossos.

A produção dessa proteína é determinada pelos genes. Por isso os pesquisadores começaram a considerar que a doença pudesse estar relacionada a um problema genético.

A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é uma doença genética extremamente rara, que afeta uma pessoa em cada dois milhões.Os ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios. O esqueleto se renova totalmente a cada dez anos. Nesta doença o processo está desequilibrado: alguns tecidos de seu organismo, como músculo…[Leia mais]– MarcioR4 (@marcior4) 26/10/2021

Traumatologia e Ortopedia