Viscossuplementação para tratamento de dores nos joelhos, tornozelos e quadris

Dores nos joelhos, tornozelos e quadris não é incomum. Encontrar pessoas que se queixam de desconforto nas juntas. Quando isso acontece, os incômodos geralmente são associados à terceira idade, mas nem sempre é assim. Ficar muito tempo em pé, dirigir, jogar futebol ou realizar atividades que exigem muito das articulações pode causar dores em qualquer idade.

Porém, as principais queixas ainda estão relacionadas às dores articulares, principalmente quando elas são causadas pela osteoartrite, conhecida também como artrose. Mas como conviver melhor com a doença sem sentir dores diariamente e sem precisar recorrer à cirurgia? Uma das alternativas é a viscossuplementação.

O que é a viscossuplementação?

Apesar do nome diferente, o método é simples e consiste na aplicação de injeções intra-articulares de ácido hialurônico, um agente produzido naturalmente por células da membrana sinovial, que se assemelham ao líquido articular, responsável pela mobilidade do joelho.

As injeções podem ser aplicadas uma vez no período de seis meses. O resultado após a aplicação é rápido e os efeitos podem ser sentidos por até aproximadamente um ano.

Invista na mudança de hábitos

Outras alternativas podem ser consideradas para o tratamento de dores no joelho e demais desconfortos que acometem as articulações. É o caso de métodos como fisioterapia e acupuntura, além do uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Contudo, estas são medidas apenas pontuais. O tratamento para o alívio dos sintomas deve ir além, passando também pela mudança de hábitos do dia a dia, que garante maior qualidade de vida para os pacientes quando atrelada à intervenção médica correta.

A primeira dica é investir, aos poucos, em exercícios aeróbicos, como hidroginástica e pilates, que estimulam o fortalecimento muscular. Lembre-se que, ao praticar esportes e atividades físicas no geral, é preciso começar pelo aquecimento, alongando os músculos. Este primeiro passo é fundamental para diminuir a sobrecarga nas articulações durante a prática.

Outro ponto de atenção é a balança, uma vez que o sobrepeso força os joelhos e, em longo prazo, pode trazer dores, bem como dificuldades de mobilidade.

O que fazer durante uma crise de dor?

Nem sempre é possível buscar ajuda médica no momento exato de uma crise aguda de dor. Pensando nisso, reunimos dicas simples que podem amenizar o desconforto em momentos de crise. Confira:

– Aplique gelo sobre o local e descanse
– Evite subir e descer escadas
– Eleve o joelho para diminuir o inchaço
– Não faça exercícios físicos
– Não fique muito tempo na mesma posição.

Ao notar que dor, inchaço e rigidez muscular são persistentes, procure um ortopedista especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *