Tratamento de dor no joelho

A dor no joelho pode ocorrer em função de diversos fatores. Dividimos a grosso modo em fatores mecânicos, em que existem causas anatômicas que explicam a dor, como rupturas ligamentares, meniscais; e em fatores não anatômicos, em que desequilíbrios musculares associados a sobrecargas são os causadores da dor, como as dores anteriores (femoro patelar), erradamente conhecidas como condropatia. Fatores como excesso de peso, desgaste na articulação ou prática esportiva podem estar relacionados a causa de dor. Muitas vezes as dores são apenas reações a algumas atividades simples do cotidiano.

, Tratamento de dor no joelho, Ortopedista Especialista em Tratamentos para o Joelho - DF

Dor no joelho

A dor no joelho pode não ser causada por doenças subjacentes. Algumas causas comuns são atividades físicas intensas, falta de uso, lesões como entorses e distensões, sentar-se em uma área limitada ou ficar de joelhos por longos períodos.

No entanto, quando elas permanecem por mais tempo podem significar o surgimento de doenças ou mesmo a cronificação de quadros simples. As dores podem atingir pessoas de qualquer idade e são muito frequentes. A seguir descreveremos quais são as causas, os sintomas e os principais tratamentos para curar a dor no joelho.

Os tipos de dor

O funcionamento do joelho pode ser alterado na presença de lesão, desgaste ou doença. É aí que a dor aparece. Ela pode ser de dois tipos: Traumática, decorrente de queda ou batida durante atividade física; Degenerativas, como a artrose. A articulação pode doer devido a processos inflamatórios, incluídas as doenças autoimunes, como artrite reumatoide, espondiloartrite e lúpus. Além dessas situações, desgaste por uso excessivo da articulação, desalinhamento dos joelhos e sobrepeso entram na lista de causas de desconforto.

Causas variáveis

Na maior parte dos casos as dores acontecem devido a um desalinhamento da articulação, que pode ocorrer de duas formas distintas, conhecidas popularmente como “joelho pra dentro” e “joelho pra fora”. Nas duas situações o peso do corpo não se distribui de modo equilibrado, resultando no desgaste, e consequentemente na dor.

Outra causa para as dores envolve a sobrecarga física sem o preparo físico adequado. O mesmo vale para as atividades esportivas feitas sem o devido cuidado e repetidas frequentemente. Por isso é tão importante ter um acompanhamento de profissional ao realizar treinos de academia, por exemplo.

O sedentarismo também está entre as principais causas de dor no joelho por conta da falta de força nos músculos, que consequentemente não conseguem proteger as articulações.

Outra causa para o desenvolvimento da dor é o histórico de cada pessoa, ou seja, quem já passou por traumas na região têm propensão a desenvolver a dor.

Principais causas de dor no joelho >

Como acontece o tratamento acontece?

Quando uma pessoa passa por um quadro de dor no joelho ela deve buscar auxílio médico, sendo ideal a avaliação feita por ortopedistas. Além de tratar a dor momentânea, eles são capazes de identificar se a dor é sintoma ou consequência de alguma outra doença e fazer o tratamento específico.

O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos ou infiltrações. Em alguns caso até mesmo cirurgias quando necessário. Há também medidas específicas como uso calçados específicos e orientações no esporte, indicação de repouso, uso de compressas e ate mesmo reabilitação com fisioterapia/academia. Isso na verdade varia individualmente podem ser feitos exames como ressonância ou exame 3D da marcha.

Como evitar a dor no joelho?

Para prevenir a dor é necessário manter a musculatura do corpo fortalecida, equilibrada e alongada, isto através da prática de atividades físicas com monitoramento, exemplo do pilates. Isso também ajuda a prevenir ou minimizar a obesidade, que é um fator de risco direto para a sobrecarga articular. Procurar ajuda de especialistas quando notar que o joelho não está indo bem é sempre adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *