patela

Tratamento da fratura de patela

A pessoa com a fratura de patela apresenta dor intensa na região anterior do joelho, muitas vezes apresentando hematoma local, sendo comum o paciente não conseguir estender o joelho e muito menos andar.

Após o atendimento inicial, a radiografia é o melhor exame a ser realizado. Com este conseguimos fechar o diagnóstico e na grande maioria das vezes definir o tratamento, porém em alguns casos utilizamos a Tomografia para compreender melhor a fratura.

patela

Tratamento conservador (sem cirurgia):

Utilizado nas fraturas sem desvio ou minimamente desviadas.

– Utilizamos um imobilizador em extensão por 4 a 6 semanas

– Libero a carga (pisar) conforme dor. Isto significa que se o paciente tiver pouca dor ao caminhar, isto está liberado. Porém a caminhada deve ser feita com o imobilizador.

– Iniciamos exercícios de contração isométrica da coxa para manter a musculatura ativa.

– Mantemos um acompanhamento com consultas e radiografias seriadas.

Após a consolidação óssea, inicia-se o ganho de mobilidade do joelho, seguida de ganho e controle da força muscular. Tudo isto com ajuda da fisioterapia.

Se bem indicada a chance de sucesso deste tratamento gira em torno de 95%.

Tratamento cirúrgico

A grande maioria das fraturas de patela necessitam de cirurgia para a boa evolução, isto porque devido a grande força de tração que existe da musculatura sobre este osso, após fraturar-se esta tende a se separar, ou seja perde sua função de polia, por isso existe a necessidade de restabelecer sua anatomia com um procedimento cirúrgico.

A técnica mais utilizada para isto se chama banda de tensão. Com esta técnica normalmente fazemos uma reabilitação mais rápida:

– Iniciamos a movimentação do joelho desde os primeiros dias

– Incentivamos os exercícios de contração da musculatura da coxa

– Iniciamos fisioterapia após a sexta semana

Normalmente o paciente consegue caminhar sem muletas após 45 a 60 dias, com boa expectativa para a grande maioria dos casos.

Em alguns casos, nos quais a fratura é mais complexa pode ser necessário a retirada de parte ou de totalidade da patela, o que pode deixar o tratamento mais complicado.

fratura de patela operacao

Complicações

Como toda fratura, sempre existem as possíveis complicações. Em qualquer tratamento pode ocorrer a não consolidação da fratura, complicação associada a alguns fatores de risco tal como tabagismo ou a idade mais avançada. Pode ocorrer também uma nova fratura no mesmo local, com um trauma muito menor, isto acontece normalmente nos primeiros 3 meses de tratamento.

Após o procedimento cirúrgico, utilizando banda de tensão, boa parte dos pacientes incomodam-se com o material metálico colocado na patela. Isto pode levar a uma nova cirurgia para a retirada deste material. Porém isto é uma escolha do paciente.

A longo prazo, uma fratura mais complicada pode evoluir com artrose (desgaste) na articulação da patela, isto é uma consequência relativamente comum a todas as fraturas articulares. Isto deve ser tratado individualmente.

Saiba mais sobre a função da patela >
Conheça sobre a luxação de patela >