tratar a bursite

Bursite no Joelho

Trata-se de uma inflamação que acomete uma das bolsas localizadas ao redor do joelho, a qual tem o objetivo de ajudar na movimentação dos tendões e músculos.

Apesar de ser um problema que pode causar muita dor e muito desconforto, a doença pode ser tratada quando é diagnosticada precocemente, trazendo mais alívio e qualidade de vida para o portador.

tratar a bursite

Sinais e Sintomas da Bursite no Joelho

Alguns sintomas são comuns, como: sensibilidade na região inflamada, inchaço, dificuldade de movimento, calor na área e dor em atividades que exigem mais do joelho, com por exemplo, subir ou descer escadas.

Tipos de Bursite no Joelho

1. Bursite Pré-Patelar

A Bursite Pré-Patelar é uma inflamação que ocorre na parte da frente do joelho, logo acima da patela. É uma condição comum entre pessoas que passam longos períodos ajoelhadas. Os principais sintomas são: dor e inchaço abaixo do joelho.

2. Bursite Anserina

A Bursite Anserina ocorre no lado interno do joelho, situada entre o ligamento colateral mediano e os tendões mediais do joelho dos músculos grácil, sartório e semitendinoso. Essa condição está ligada ao uso exagerado do joelho, e por isso, é frequente em atletas e corredores.

3. Bursite Iliotibial

A Bursite Iliotibial acomete o lado externo do joelho, entre a parte exterior do osso da canela e a faixa iliotibial. A dor é frequente no joelho mas pode se estender até o quadril, influenciando a lateral da coxa.

4. Bursite Infrapatelar

A inflamação Infrapatelar pode ocorrer em duas bursas diferentes: a bursa infrapatelar superficial, localizada entre a pele e o tendão patelar, e a bursa infrapatelar profunda, que se encontra atrás do tendão patelar, amortecendo a parte de trás do osso da canela (tíbia).

5. Bursite Semimembranosa ou Cisto de Baker

Conhecida como Cisto de Baker, a Bursite Semimembranosa é uma das inflamações mais comuns no joelho. Localizada atrás do joelho, tem como principal sintoma o inchaço e dor atrás do joelho. Na grande maioria das vezes, está associado à artrite.

Possíveis Causas da Bursite no Joelho

A bursite no joelho pode ser causada por vários fatores, como:

• Excesso de forças friccionais que podem ocorrer durante alguma atividade física;
  • Lesões, como quedas ou golpes no joelho;
  • Inflamação no músculo tensionado.
  • Infecção bacteriana da bursa;
  • Obesidade;
  • Repetição excessiva no joelho, como agachar ou ajoelhar.

Além desses fatores, ficar de joelhos em superfícies duras por um longo período de tempo, pode também levar à formação de uma bursite.

Como é feito o tratamento da Bursite no Joelho?

Como existem diversos tipos de tratamentos, é fundamental realizar um diagnóstico correto para encontrar o melhor caminho.

Fisioterapia para Bursite no Joelho

A fisioterapia é uma ótima opção de tratamento, pois ajuda a reduzir o processo de inflamação, alivia a dor e diminui a sobrecarga sobre as bursas inflamadas.