artrose protese joelho

Artrose no joelho


Também conhecida como osteoartrite, a artrose é uma doença de natureza inflamatória e degenerativa das articulações. Ela é provocada pelo desgaste das cartilagens articulares, causando dor e podendo levar a deformidades. A articulação do joelho é uma das mais afetadas em virtude de sua capacidade de suportar peso, assim como a coluna vertebral e os quadris.

Os pacientes com artrose se queixam de dor, falta de firmeza, estalos no joelho, rigidez e limitação dos movimentos.

artrose protese joelho

Etiologia da artrose no joelho


Existem diversas causas de artrose do joelho, sendo considerada uma doença multifatorial. O envelhecimento, excesso de peso sobre a articulação acometida, atividades que exijam movimentos repetitivos sobre a articulação (como saltos, corrida, esportes de impacto) realizados de forma incorreta por um tempo prolongado, histórico familiar e até o tabagismo são fatores desencadeantes da artrose.

Lesões prévias de ligamentos (LCA), menisco ou cartilagem também podem acelerar o processo de degeneração articular, levando a deformidades. É importante destacar que a prevalência da doença aumenta com a idade e que as mulheres têm o dobro de propensão em comparação com os homens (devido a alterações hormonais).

Sintomas da artrose no joelho


A dor é o primeiro sinal e que se acentua com a atividade física como subir ou descer escadas e praticar esportes com impacto. O inchaço ou derrame articular é o segundo sintoma, causado pelo processo inflamatório da membrana sinovial, que recobre a articulação do joelho. Evolui para perda progressiva do movimento, impedindo o paciente de andar, caracterizando assim o terceiro sintoma. Em casos mais avançados e não tratados, a artrose pode ocasionar a deformidade dos membros inferiores, que é o joelho varo (“alicate”) ou valgo (na forma da letra “x”).

Prevenção da artrose no joelho


Quem tem um histórico familiar com artrose precisa ter mais atenção com o seu joelho. Nestes casos, a prevenção pode evitar o aparecimento de artrose no futuro ou pelo menos retardar o inicio dos sintomas. Como a artrose é uma doença que atinge, em sua maioria, pessoas da terceira idade, quem tem predisposição precisa mudar os hábitos quando jovem, quando ainda há tempo.

Perder peso, praticar atividade física, não fazer movimentos que sobrecarreguem o joelhos e manter uma alimentação balanceada podem ajudar a reduzir as chances do indivíduo ter artrose. Interromper o uso do cigarro é outro fator importante.

As atividades físicas devem ser feitas diariamente e os exercícios precisam ser focados no fortalecimento das articulações.

Melhor tratamento para evitar a artrose >

Diagnóstico da artrose no joelho


O diagnostico da artrose do joelho deve ser realizado através de exame físico detalhado, auxiliado por exames de imagem como radiografias com carga do joelho. As radiografias são indispensáveis para o diagnóstico e classificação da artrose (grau de artrose), pois isso guiará o tratamento. Outros exames, como Ressonância Magnética, só estão indicados em casos específicos, quando há suspeita de lesão do menisco, ligamentos (LCA OU LCP) ou necrose óssea.

Tratamento da artrose no joelho


O tratamento da artrose do joelho vai depender da etiologia, do grau de comprometimento e das condições gerais do paciente. Inicialmente está indicado o tratamento conservador, com uso de medicamentos, reabilitação (fisioterapia e exercícios) e controle de peso. Quando não há sucesso no tratamento inicial outras opções terapêuticas podem ser empregadas. Podendo ser realizada infiltração articular, viscossuplementação e artroscopia.

Quando o grau da artrose do joelho é avançado, apresentando deformidades angulares (varo ou valgo), o tratamento cirúrgico pode ser indicado com osteotomias corretivas e, principalmente, substituição da articulação com prótese de joelho (artroplastia total de joelho).

Apesar de muitas pessoas não procurarem ajuda por acreditarem que não é possível lidar com o problema, elas estão enganadas. O diagnóstico precoce e tratamento adequado vão controlar a dor, estabilizar o quadro e evitar ou prorrogar a realização de uma cirurgia para colocação de prótese.

A artrose nos joelhos é uma doença que não tem cura, mas com o tratamento ideal o paciente consegue um convívio saudável com o problema.

4 comentários em “Artrose no joelho”

  1. Rute Silva Monteiro

    Boa tarde, nunca tive problemas de artrose?,td aconteceu após uma cirurgia da diafise do femor que fiz ano passado que fez um ano agora em outubro e de lá pra cá td complicou e o joelho começou a inflamar, doer inchar MT dor mesmo procurei um hospital e o médico me pediu um rx do joelho e já me disse que estou com artrose no joelho. Mas acho que isso ocorreu por conta da haste que foi colocada na perna e que inflamou.

    1. Oi, Rute, você já deveria ter algum grau de artrose que aumentou com o trauma que levou a fratura, a fraqueza muscular decorrente da cirurgia (que sobrecarrega o joelho), além de um possível desvio de eixo após a consolidação. Após consolidação da fratura tem de fazer o tratamento para a artrose, observado todos esses fatores.

    1. Alair, fico feliz que tenha gostado. Para realizar a operação, tem de ir numa consulta com um médico ortopedista de joelho avaliar as indicações de tratamentos, operatórios ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close