Atendimento em Brasília – DF

Ficamos próximo do paciente, com ortopedistas especialistas em todas as áreas de atuação (coluna, dor, ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, bacia, joelho, tornozelo, pé, osteometabólica, esportiva, pediatria, geriatria ), muito capacitados e experientes. Agendamento de consulta: (61) 99870-0816 / 99660-1616 Associação com atendimento de fisioterapia, nutrição e acupuntura e procedimentos, como imobilizações, curativos e infiltrações …

Atendimento em Brasília – DF Leia mais »

Ortopedista Especialista em Coluna

Os ortopedistas especializados em coluna vertebral são capacitados para tratar as diversas doenças que afetam a coluna.  Entre as principais patologias tratadas por esses profissionais estão as hérnias de disco, fraturas, tumores, estenoses do canal vertebral, mielopatias e deformidades. Para se especializarem na área, os ortopedistas passam por três anos de residência médica em Ortopedia …

Ortopedista Especialista em Coluna Leia mais »

coracao porco humano

Primeiro coração de porco transplantado para um humano

O xenotransplante – nome dado ao transplante que utiliza um órgão de uma espécie diferente – foi tentado pela primeira vez nos anos 1980. Na altura, uma criança com uma condição cardíaca fatal recebeu um transplante de um babuíno. Embora o corpo tenha rejeitado órgão e a criança não tenha sobrevivido, os investigadores perceberam que …

Primeiro coração de porco transplantado para um humano Leia mais »

images 4

Síndrome de Wartenberg

Parestesias e dormência na face dorsorradial da mão/ antebraço. Neuropatia compressiva do ramo superficial (sensitivo) do nervo radial (NRS) Não há manisfetação motora Compressão do NRS em seu trajeto entre os ventres musculares extensor radial longo do carpo (ERLC) e o braquiorradial durante pronação do antebraço. Neste plano, há transição do trajeto neural ao subcutâneo. …

Síndrome de Wartenberg Leia mais »

umero 3

Operar não é melhor para fraturas fechadas e deslocadas da diáfise do úmero

De acordo com um estudo publicado na edição de 12 de maio do periódico Journal of the American Medical Association, a cirurgia de fixação interna para tratar fraturas fechadas da diáfise umeral não melhora significativamente os resultados em 12 meses quando comparada à imobilização funcional não cirúrgica. Dr. Lasse Rämö, da Universidade de Helsinque, e seus colegas …

Operar não é melhor para fraturas fechadas e deslocadas da diáfise do úmero Leia mais »

tipos de pes

Tipos de pés

Podemos dividir o formato do pé em três grandes grupos: os pés plantígrados (neutro, normal), os pés cavos e os pés planos. Esta divisão é baseada na altura do arco plantar medial (o “arco do pé“), sendo que quando esta altura é maior do que o normal, fisiológico, é chamado de pé cavo e quando …

Tipos de pés Leia mais »

biovidro

Biovidro

Além de acelerar o processo de osseointegração, por ser bactericida o novo material também impede a fixação de bactérias na superfície de implantes, reduzindo a formação de biofilme – uma estrutura complexa, criada pelas bactérias, de difícil controle e tratamento – e gerando um ambiente no local da colocação do implante livre desses microrganismos. É …

Biovidro Leia mais »

classificacao de cierny e mader

Pseudoartrose infectada

No tratamento das pseudoartroses infectadas, o objetivo é a consolidação com a erradicação da infecção e a obtenção de um membro funcional. Para atingir esses objetivos, muitas vezes é necessário um tempo de tratamento considerável e vários procedimentos cirúrgicos programados e não programados. O principal objetivo na abordagem das pseudoartroses é a consolidação e o …

Pseudoartrose infectada Leia mais »

jonete

Joanetes

Os joanetes são proeminências ósseas do antepé, e podem ocorrer tanto na parte interna (joanete clássico, ou hálux valgo) quanto externa (joanete de Sastre). O joanete pode ser fonte de dor devido ao atrito contra os calçados fechados, e é na verdade uma complexa deformidade óssea do antepé. HÁLUX VALGO O famoso “joanete“ é na …

Joanetes Leia mais »

espasticidade

Espasticidade

É uma alteração motora caracterizada por hiperatividade muscular, que produz contração involuntária dos músculos envolvidos. É associada também à exacerbação dos reflexos. No membro superior, os músculos mais comumente atingidos são os flexores do cotovelo (como o bíceps, por exemplo), flexores do punho (em especial o  flexor ulnar do carpo), flexores dos dedos, músculo pronador …

Espasticidade Leia mais »

paroniquia01

Paroníquia aguda

Paroníquia Aguda ou Unha Encravada é a infecção mais comum que ocorre na mão e acomete os tecidos que ficam ao redor da unha. É resultado de inoculação bacteriana dentro dos tecidos por farpas de unha, instrumentos de manicure mal esterilizados, hábito de roer as unhas e por lesões na pele e cutículas. A bactéria mais comum …

Paroníquia aguda Leia mais »

Zetaplastia

É uma técnica na qual dois triângulos são transpostos. Ela é indicada no alongamento de cicatrizes retráteis, na mudança da posição da cicatriz em relação às linhas de força e na correção de defeitos congênitos como fissuras labiopalatinas e bridas amnióticas. Procedimento – nessa técnica, fazemos uma incisão na região central e dois prolongamentos: um para …

Zetaplastia Leia mais »

limberg

Limberg

Retalho que utiliza paralelogramo com ângulo de 60° e 120° para transpor tecido para um defeito em forma de diamante. É bastante versátil, sendo indicado em cistos pilonidais, cirurgias em mãos e nas áreas de otorrinolaringologia e oftalmologia. Procedimento: realizar incisão da lesão em forma de losango (romboide), onde, no maior ângulo interno, faz-se o …

Limberg Leia mais »

feridas cicatrizam mais rapido cobertas ou descobertas

Feridas precisam ficar cobertas ou podem ficar descobertas?

Não tem crença popular mais conhecida do que aquela que diz que a ferida tem de “tomar ar” para sarar. Infelizmente, deixar o ferimento “respirar” não acelera a cicatrização. Pelo contrário, pode levar mais tempo para ele sarar, além de o local ficar mais dolorido. Só em algumas circunstâncias pode-se deixar a lesão descoberta: quando …

Feridas precisam ficar cobertas ou podem ficar descobertas? Leia mais »

homem pedra 001

Fibrodisplasia ossificante progressiva

A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é uma doença genética extremamente rara, que afeta uma pessoa em cada dois milhões. Os ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios. O esqueleto se renova totalmente a cada dez anos. Nesta doença o processo está desequilibrado: alguns tecidos de seu organismo, como músculos e tendões, se calcificam …

Fibrodisplasia ossificante progressiva Leia mais »

posso ter infeccao urinaria dorsalgia

No verão são mais comuns as infecções urinárias que podem confundir com lombalgia

No verão é comum curtirmos bastante e esquecer um pouco dos cuidados com a saúde. Existem 3 fatores que fazem com que a ocorrência das infecções seja mais frequente. Transpiração: o calor promove uma transpiração excessiva. Com isso, perdemos líquido mais rapidamente;  Desidratação: ocorre quando a ingestão de água não acontece corretamente, nem na frequência ideal;  Umidade: os …

No verão são mais comuns as infecções urinárias que podem confundir com lombalgia Leia mais »

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close