arnold chiari

Síndrome ou malformação de Arnold-Chiari

A síndrome de Arnold-Chiari (MC) é uma malformação genética rara em que há o comprometimento do sistema nervoso central e que pode resultar em dificuldade de equilíbrio, perda da coordenação motora e problemas visuais.

Essa má-formação é mais comum de acontecer em mulheres e normalmente acontece durante o desenvolvimento do feto, em que, por razão desconhecida, o cerebelo, que é a parte do cérebro responsável pelo equilíbrio, se desenvolve de maneira inadequada. De acordo com o desenvolvimento do cerebelo, a síndrome de Arnold-Chiari pode ser classificada em quatro tipos:

• Chiari I: É o tipo mais frequente e mais observado em crianças e acontece quando o cerebelo se estende até um orifício presente na base do crânio, chamado de forame magno, onde normalmente deveria passar somente a medula espinhal;
  • Chiari II: Acontece quando além do cerebelo, o tronco encefálico também se estende para o forame magno. Esse tipo de má-formação é mais comum de ser visto em crianças com espinha bífida, que corresponde a uma falha no desenvolvimento da medula espinhal e das estruturas que a protegem. Saiba mais sobre a espinha bífida;
  • Chiari III: Acontece quando o cerebelo e o tronco encefálico além de se estenderem para o forame magno, atingem a medula espinhal, sendo essa má-formação a mais grave, apesar de ser rara;
  • Chiari IV: Esse tipo também é raro e incompatível com a vida e acontece quando não há desenvolvimento ou quando há o desenvolvimento incompleto do cerebelo.

O diagnóstico é feito baseado em exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, e em exames neurológicos, em que o médico realiza testes para avaliar a capacidade motora e sensitiva da pessoa, além do equilíbrio.

arnold chiari

Sintomas de malformação de Chiari

Pacientes com MC1 muitas vezes são assintomáticos e não sabem que têm a doença. Adolescentes e adultos jovens que têm MC mas não apresentam sintomas podem, mais tarde na vida, desenvolver sinais da doença, que podem incluir:

• Problemas de equilíbrio
  • Fraqueza muscular
  • Dormência ou outras sensações anormais nos braços ou pernas
  • Tontura
  • Problemas de visão
  • Dificuldade em engolir
  • Toque ou zumbido nos ouvidos
  • Perda de audição
  • Vômitos
  • Insônia
  • Depressão
  • Dor de cabeça agravada pela tosse, espirro ou esforço
  • Coordenação motora e deficiência para habilidade motora fina

A curvatura da coluna vertebral é comum entre pacientes com MC1. Dois tipos que podem ocorrer em conjunto com a condição incluem escoliose ou cifose. A curvatura da coluna vertebral é vista com mais freqüência em crianças com MC cujos esqueletos não estão totalmente amadurecidos.

Tratamento da malformação de Chiari

As opções de tratamento para a MC podem variar. Para aqueles cuja MCs são assintomáticas ou oligossintomáticas podem ser tratadas com terapias conservadoras. Para aqueles cujos sintomas já são graves ou sofram agravamento a cirurgia pode ser necessária para corrigir os defeitos estruturais / funcionais que afetam a medula espinhal e para estacionar a progressão da lesão do sistema nervoso central.

Os procedimentos cirúrgicos para o tratamento da MC incluem:

• Cirurgia de descompressão para criar mais espaço para o cerebelo e para aliviar a pressão sobre a coluna espinhal, o que envolve uma incisão na parte de trás da cabeça e da remoção de uma pequena porção da parte inferior do crânio (e, por vezes, parte da coluna vertebral) para corrigir a estrutura óssea irregular.
  • Laminectomia espinal, que envolve a remoção cirúrgica de uma parte do telhado ósseo do canal vertebral para aumentar o tamanho do canal espinal e aliviar a pressão sobre a medula espinal e as raízes nervosas.
  • O cirurgião também pode fazer uma incisão na dura (o revestimento do cérebro) para examinar o cérebro e medula espinhal.
  • Bebês e crianças com mielomeningocele necessitam de cirurgia para reposicionar a medula espinhal e fechar a abertura na parte de trás do corpo.

A decisão de tratar cirurgicamente MC requer uma consulta cuidadosa entre o paciente e o médico. Os fatores a serem considerados são a atual condição neurológica do paciente e a progressão dos sintomas durante um período de tempo.

o que e uma malformacao de chiari

O cirurgião será capaz de discutir os riscos e benefícios da cirurgia com você, e os resultados prováveis ​​de tratamento cirúrgico e não-cirúrgico.

Inscrever-se
Avisar sobre
Traumatologia e Ortopedia
0