wadel

Sinais positivos de Waddell

Pessoas que foram lesionadas algumas vezes exageram ou fingem sentir dor por incentivos financeiros ou para evitar alguma atividade. Pode ser difícil determinar se a dor de um paciente tem uma causa física legítima. Um médico, chamado Dr. Waddell, determinou que existem oitos sinais diferentes que indicam que o comportamento de dor de um paciente é inventado, ou se tem fatores médicos. Esses testes são chamado de sinais de Waddell ou teste de Waddell.

Conjunto de sinais de ajudam a predizer que a dor do paciente apresenta causa não orgânica. São eles: distribuição não anatômica (não respeita dermátomos) da hipersensibilidade; dor à rotação axial em conjunto (quadril e ombro); dor à pressão no vértice do crânio; ausência de dor com a elevação do membro enquanto paciente está distraído; reações dolorosas exacerbadas e desproporcionais ao estímulo.

• Testes de sensibilidade: sensibilidade superficial e difusa e / ou sensibilidade não anatômica
  • Testes de simulação: baseiam-se em movimentos que produzem dor, sem realmente causar esse movimento, como carga axial e dor na rotação simulada
  • Testes de distração: testes positivos são verificados novamente quando a atenção do paciente está distraída, como um teste de elevação da perna estendida
  • Perturbações regionais: fraqueza regional ou alterações sensoriais que se desviam da neuroanatomia aceita
  • Reação exagerada: sinais subjetivos em relação ao comportamento do paciente e reação ao teste
wadel

Qualquer sinal individual marca sua categoria como positiva. Quando três ou mais categorias eram positivas, o achado foi considerado clinicamente significativo. No entanto, avaliar o paciente com base em sua reação exagerada levantou preocupações quanto ao viés do observador e idiossincrasias relacionadas à cultura do paciente. Consequentemente, um médico pode avaliar o paciente nas quatro categorias restantes, com duas ou mais categorias positivas sendo consideradas clinicamente significativas.

Um ou dois sinais de Waddell podem frequentemente ser encontrados mesmo quando não há um forte componente não orgânico para a dor. Três ou mais estão positivamente correlacionados com altas pontuações para depressão , histeria e hipocondria.

Resposta exagerada

Comportamentos exagerados de dor podem ser indicadores de um sinal positivo de Waddell. Essa avaliação é subjetiva — determinada pela opinião de quem avalia. Ela fica mais confiável se o paciente responder a um toque particular, ou posição de teste, com menos reclamações de dor durante tempos diferentes da avaliação. Esses comportamentos incluem gritar, expressões faciais, encolher-se, contrair ou chorar.

Reclamações de dores genéricas

Reclamações de dores que são generalizadas para todo o corpo, ou se estendem por grandes áreas, podem ser sinais positivos. O paciente pode reclamar de dores severas com um toque leve em várias localizações. Essas reclamações não seguem padrões anatômicos. Por exemplo, cada nervo espinhal causa dor em áreas específicas do braço ou perna quando irritado. Os pacientes podem reclamar de dor em áreas guarnecidas por vários nervos.

Manobras simuladas

Há diversas manobras diferentes que parecem ser testes legítimos para o paciente, porém não devem ser dolorosos, pois as estruturas do corpo não estão realmente sendo manipuladas de forma a causar dor. Uma manobra é chamada de carregamento axial, na qual o avaliador empurra a cabeça do paciente para baixo a partir de uma posição neutra. Outro tipo é a rotação passiva dos quadris e ombros juntos, rodando a coluna como unidade, ou rodando as pernas sem rodar a coluna. Esses testes são positivos se o paciente reclamar de dor.

Levantamento da perna reta

A compressão do nervo na coluna inferior pode causar dor ao levantar a perna reta – o paciente fica deitado de costas, e sua perna é levantada no ar pelo avaliador. Para determinar se a dor é legítima, o teste é feito primeiro em posição sentada. O avaliador distrairá o paciente, enquanto move passivamente a perna “machucada” em uma posição em que o joelho fica reto. Se o paciente não responder a isso, mas depois reclamar de dor com o levantamento, o teste é considerado positivo. Uma compressão nerval legítima causará dor nas duas posições.

Saiba mais:

Exame físico da coluna lombar – Traumatologia e Ortopedia