ressonancia

Ressonância magnética

exame de Ressonância Magnética (não é nuclear) é um método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. 

O equipamento, que realiza o exame, trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização do exame, como não utilizar jóias e maquiagem, entre outros. Dependendo da área a ser estudada, o exame pode variar de alguns minutos para até uma hora. Essa espera, no entanto, vale a pena, pois a partir deste exame, é possível obter imagens onde podem ser analisados ossos, órgãos internos e tecidos do organismo. Este conhecimento pode ser decisivo no estabelecimento de um diagnóstico rápido e preciso.

O QUE É RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E PARA QUE SERVE?

ressonância magnética é considerada um dos maiores avanços do século em diagnóstico médico por imagem. Através das imagens obtidas pelo exame, é possível fazer uma análise de doenças neurológicas, ortopédicas, abdominais, cervicais e cardíacas. Este procedimento também é indicado para diagnóstico de tumores, doenças degenerativas, coágulos e traumas. A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

ressonancia

COMO FUNCIONA A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Diferente dos outros exames de imagem, a captação das imagens da ressonância magnética é um pouco mais demorada e varia de alguns minutos para até uma hora, dependendo da área em estudo. O aparelho que adquire as imagens é chamado de Magneto, ele possui a forma de um grande cubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado. O paciente deve ter o cuidado para não se mexer durante o exame para não comprometer a qualidade das imagens. O equipamento cria então um campo magnético que funciona como um ímã, onde as moléculas de hidrogênio do nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O paciente deve ficar parado até que o teste acabe.

Há casos em que deve ser utilizado contraste intravenoso para ressaltar lesões e doenças.

PRÉ-REQUISITOS PARA FAZER UMA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Para realizar um exame de ressonância magnética não há muitos pré-requisitos. Além de se dirigir à unidade com toda a documentação e no horário agendado, o paciente não precisa interromper qualquer medicação que tenha sido prescrita anteriormente. No mais, o paciente deve observar a lista de contraindicações do exame e possíveis pré-requisitos.

PREPARO DO EXAME DE RESSONÂNCIA

Para realizar o exame de ressonância magnética é necessário observar alguns preparos:

  • Evitar comer e beber aproximadamente 4 horas antes será útil se você for fazer o exame na região abdominal ou pélvica.
  • Também é aconselhável ir ao banheiro antes, para que não haja a necessidade de interromper o exame.
  • Devido ao campo magnético, o paciente deve entrar na sala de exames sem nenhum objeto metálico (brincos, relógio, piercing, pulseiras, etc).
  • Em alguns casos, o paciente precisa usar contraste para realçar as imagens de algumas estruturas ou órgãos.
  • O ponto principal nos preparativos para um exame de ressonância magnética é não se preocupar. Ele dura pouco tempo, é indolor e é um excelente método diagnóstico.

CONTRA-INDICAÇÕES 

A ressonância magnética é contraindicada para pessoas que tenham implantes eletrônicos, como marca-passo cardíaco, marca-passo cerebral, clip de aneurisma cerebral, stent, pinos, parafusos ou placas no corpo. O exame também não é indicado para mulheres grávidas.

TEMPO DE DURAÇÃO

A captação das imagens do exame de ressonância magnética pode variar de alguns minutos para até uma hora, dependendo da área em estudo.

APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

O aparelho que adquire as imagens é chamado de Magneto, ele possui a forma de um grande cubo com uma abertura, por onde o paciente entra deitado. O aparelho emite ondas de rádio semelhantes às ondas de rádio FM, porém no caso da ressonância magnética, o paciente ouve essas ondas como um pequeno ruído durante o exame. A intensidade do sinal varia de acordo com o tipo de tecido. Um computador designa os sinais aos pontos correspondentes das áreas corporais em exame e transforma-as em imagem na tela.

Saiba mais:

Noções de imagem – Traumatologia e Ortopedia

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close