Em quanto tempo preciso operar uma fratura?

O prazo ideal é no período de até 3 semanas após a fratura fechada, em geral.

Dependendo das condições locais, tais como edema (inchaço), flictenas (bolhas), ferimentos, exposição óssea, múltiplas fraturas após acidentes veiculares ou queda de altura, idade, local da fratura, outros traumas associados (abdominal, torácico ou craniano), condição clínica geral (paciente na UTI ou em coma), a cirurgia pode ser realizada até 1 mês após o acidente.

Nestes casos, será colocado um fixador externo para manter um alinhamento mínimo e evitar a mobilização do foco de fratura que provocaria mais lesões. Quando for operar, é retirado o fixador e realizado a osteossíntese definitiva.

Caso não seja possível operar dentro deste limite de tempo, o recomendável é aguardar até a consolidação completa da fratura, uma vez que após 30 dias o procedimento cirúrgico é tecnicamente muito difícil e a chance de complicações é grande. Após este período muito provavelmente será necessário programar cirurgia reconstrutiva, procedimento mais complexo.

Caso a fratura seja aberta ou exposta, é uma urgência e tem de ser operada em até 12h.

Pacientes idosos com fraturas do fêmur proximal é bom operar em 24h, para evitar agravamento das doenças clínicas pré-existentes.

Outras situações são em locais como o pilão tibial e pé muito edemaciado, ou fraturas muito cominutivas da perna e braço, ou com grande lesão de partes moles (que dificultem o acesso operatório em áreas sem ferimentos), é interessante esperar 5 a 10 dias para operar, de modo que reduza o inchaço, aparecendo o sinal do enrugamento, e cicatrize as flictenas (bolhas).

No politraumatizado, existe a janela de oportunidade, que é entre o 5º e 10º dia após a fratura ou após a 3ª semana.

Leia mais:

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close