pronossupinacao

Pronação e supinação, circundução e oposição e reposição

Pronação e Supinação

Estritamente falando, pronação e supinação são considerados dois tipos especiais de rotação. Eles são restritos ao antebraço e envolvem o rádio dobrando-se sobre a ulna (cúbito). O movimento é organizado conforme segue:

  • Estruturas anatômicas: A parte distal do rádio roda sobre a ulna (cúbito). Sua parte proximal roda sobre seu eixo.
  • Eixos de referência: O movimento ocorre no plano transverso. O ‘eixo’ é o eixo longitudinal, passando através da ulna (cúbito).
  • Direção: Supinação é a rotação lateral do rádio, resultando com a palma da mão virada anteriormente (se vista na posição anatômica) ou superiormente (se o cotovelo estiver flexionado). Em contraste, a pronação é a rotação medial do rádio, com a palma terminando nas direções opostas comparadas à supinação. Você está supinando e pronando quando você segura uma tigela de sopa e quando você a esvazia, respectivamente.
pronossupinacao
Mão: Rotação medial = pronação. Rotação lateral = supinação.

Circundução

Circundução é um tipo especial de movimento que na verdade é a combinação de muitos outros. O movimento geral se inicia com flexão, seguida de abduçãoextensão e finalmente adução. A ordem deve ser sequencial mas pode se iniciar tanto da flexão quanto da adução. O resultado é um movimento circular. Devido aos múltiplos movimentos, a circundução é restrita às articulações do tipo bola-e-soquete (esferoide), como a articulação do ombro e do quadril.

Oposição e Reposição

treinamento pinca

Esses dois movimentos estão restritos aos dedos da mão. Essencialmente, eles envolvem movimentos de pinça, como quando se espalha uma pitada de sal sobre a comida ou se estala os dedos. Anatomicamente falando, a oposição envolve tocar a ponta de um dos seus dedos com o polegar da mesma mão. Reposição é o oposto, que consiste em separar os dedos.

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close