gruber

Os acromiale

O os acromiale representa a falha de fusão da apósife anterior do acrômio, que se desenvolve a partir de quatro centros de ossificação. Sua incidência é de até 8 por cento, com bilateralidade de 60 por cento, sendo o mais comum em negros e homens.

O os acromiale é um defeito congênito, no esqueleto maturo, resultante da falta de fusão dos centros de ossificação do acrômio, entre si, ou da espinha da escápula, sendo, com frequência, sede de alterações degenerativas que implicam a patologia de alguns ombros dolorosos e lesões dos tendões do manguito rotador.

A etiologia não é totalmente entendida. Acredita-se que resulta de um potencial genético expressado por um estresse mecânico quando presente. Gumina et al. encontraram aumento da incidência de os acromiale quando a distância da articulação acrômio-clavicular e a borda anterior do acrômio é maior do que a encontrada normalmente na população.

O diagnóstico de os acromiale foi realizado pela análise das radiografias do ombro nas incidências: túnel do supraespinhal, projeção de Rockwood (anteroposterior oblíquo com 30º superoinferior), notando-se um duplo contorno no acrômio e no perfil axilar em que a imagem é conclusiva.

São classificados de acordo com Gruber. Assim, foi denominanda falha de fusão entre o metacrômio e mesacrômio de os acromiale mediano ou comum, a persistência da falha de fusão do pré-acrômio como terminal, a falha entre o preacrômio, mesacrômio e metacrômio como os acromiale duplo e na falta de fusão entre o basocrômio e metacrômio como os acromiale basal de Gruber.

gruber
Classificação de Gruber

A contribuição do os acromiale na síndrome do impacto surge nos tipos medianos e basais quando o músculo deltoide se contrai provocando aumento da inclinação inferior da porção mais anterior do acrômio, diminuindo o espaço subacromial. O tipo terminal funcionaria como um esporão ósseo aumentando a pressão na área do impacto.

O tratamento medicamentoso, o fisioterapêutico e o afastamento das atividades laborais não são eficientes para todos os casos, muitos
persistem com a dor chegando a desenvolver lesão do manguito rotador (LMR). A maioria dos estudos indicam haver correlação entre o
os acromiale e o agravamento da síndrome do impacto, porém Boehm e Mudge reportaram a prevalência do os acromiale em ombros com LMR semelhante aos sem lesão do manguito.

Os acromiale é um achado incomum, mas não raro que deve ser incluído no diagnóstico diferencial na avaliação do ombro doloroso, sendo possível obter resultado bom com o tratamento cirúrgico; por outro lado, uma falha no seu reconhecimento pode influenciar negativamente o planejamento e a evolução do tratamento.

Leia mais:

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close