20170425 cordados

Notocorda

Estrutura fibrosa e flexível que fornece certa sustentação, não deixa o embrião se dobrar.

Na maioria dos vertebrados, a notocorda regride na fase adulta e é substituída pela coluna vertebral. Em agnatas e muitos protocordados, a notocorda pode permanecer na fase adulta.

Definição

A notocorda é um corpo em forma de haste flexível encontrada em embriões de todos os cordados . É composto de células derivadas a partir do mesoderme e define o eixo primitivo do embrião . Em alguns cordados, persiste durante toda a vida, como o principal suporte axial do corpo, enquanto que na maioria dos vertebrados, torna-se o núcleo pulposo do disco intervertebral . O notocórdio é encontrado ventral do tubo neural .

Neurulacao

Enquanto o tubo nervoso surge pelo dobramento do ectoderma dorsal do embrião, um conjunto de células começa a se isolar do mesoderma constituindo um cordão maciço bem embaixo do tubo nervoso em formação. Esse cordão celular, disposto ao longo do dorso do embrião, recebe o nome de notocorda (do grego notos, dorso, costas) ou corda dorsal.

A notocorda é, sem dúvida, uma estrutura de grande importância para o desenvolvimento embrionário. Suas células produzem substâncias gelatinosas e consistentes, transformando-a em um bastão semi-rígido que exerce função esquelética. Além de definir o eixo corporal, a notocorda dá suporte ao tubo nervoso, impedindo assim que esse tubo venha a sofrer danos nas torções a que o embrião possa eventualmente ser submetido.

Qual é a origem da notocorda? Que papel tem e estrutura?

A notocorda é uma estrutura formada por uma matriz gelatinosa que é envolvida por um tecido conjuntivo fibroso. A origem da notocorda se deu primeiramente em organismos aquáticos, foi uma das primeiras estruturas que forneciam locomoção e rigidez a esses organismos. Ele fornecia sustentação para o corpo do organismos e alguns movimentos simples para sua locomoção. Essa estrutura mais tarde foi a base para o surgimento da coluna vertebral, e ainda e encontrada em embriões de vertebrados antes da formação da coluna.

20170425 cordados

Processo Notocordal e Notocorda

Células mesenquimais migram do nó e da fosseta primitivos, formando o processo notocordal.

Surge o canal notocordal. Cresce cefálicamente entre o ectoderma e endoderma até a placa precordal – camadas germinativas fundidas que vão formar a membrana bucofaríngea (futura boca).

O mesoderma extra-embrionário deriva do endoderma do saco vitelino.

Células da linha primitiva migram para a região em torno da placa precordal, formando o mesoderma cardiogênico da área cardiogênica (coração começa a se desenvolver ao fim da terceira semana).

Caudalmente à linha primitiva, forma-se a membrana cloacal (futuro ânus).

Saiba mais:

Embriologia do sistema músculo-esquelético – Traumatologia e Ortopedia

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close