Menopausa e osteoporose

Estima-se que a osteoporose atinja quatro vezes mais as mulheres do que os homens. Isso porque na menopausa, há uma drástica diminuição dos níveis de estrogênio, hormônio responsável por retardar a reabsorção óssea e fixar o cálcio no osso. Dessa maneira, o sistema esquelético fica mais vulnerável. Além disso, as mulheres possuem ossos mais finos e fracos do que os homens. As mulheres na pré menopausa, na menopausa e os homens na andropausa devem procurar um ortopedista para uma avaliação e o tratamento adequado.

Aging and back pain concept: doctor of rheumatolgy showing her senior patient a slipped disk on a backbone model.

O que é o climatério e a menopausa?

Climatério é o período em que a produção dos hormônios sexuais femininos diminui. Tem início por volta dos 40 anos e pode se estender até os 65 anos de idade.Entretanto, em algumas mulheres essa fase pode ter início precoce, quando se inicia por volta dos 30 anos, ou tardia, ao redor dos 50 anos de idade. Já a menopausa se caracteriza pelo fim dos ciclos menstruais, sendo diagnosticada quando a mulher fica 12 meses sem menstruar. A menopausa acontece, em média, aos 51 anos nos Estados Unidos. Será considerada precoce quando ocorrer antes dos 45 anos, ou tardia quando ocorrer após os 55 anos.

Sintomas

Nos meses ou anos que antecedem a menopausa, variações nos ciclos menstruais são comuns, ainda que variáveis de mulher para mulher. A maior parte das mulheres apresentam alguma irregularidade em seus períodos antes que eles terminem. Frequentemente, os períodos menstruais pulam um mês e retornam, ou pulam vários meses, para depois retornarem novamente por alguns meses. Apesar de períodos irregulares, a gravidez ainda é possível.Os hormônios sexuais femininos também possuem diversas funções no organismo além da reprodução propriamente dita. Assim, as alterações hormonais podem levar ao aparecimento de diversos sinais e sintomas, como secura vaginal, ondas de calor, arrepios, suor noturno, problemas de sono, mudança de humor, ganho de peso, queda de cabelo e pele seca.

Terapia de reposição hormonal

A reposição hormonal visa oferecer à mulher medicamentos contendo hormônios femininos para substituir aqueles que o corpo deixa de produzir naturalmente após a menopausa.A reposição destes hormônios é o tratamento mais eficaz para tratar os sintomas da menopausa:

  • Alivia os sintomas vaginais, como secura, coceira, queimação e desconforto com a relação sexual;
  • Reduz o risco de câncer de cólon;
  • Reduz o risco de doenças cardíacas quando tomado nos primeiros anos da pós-menopausa;
  • Protege a mulher contra a osteoporose e as fraturas decorrentes da osteoporose.

A reposição hormonal pode ser feita de forma sistêmica, com os hormônios agindo sobre todo o corpo, ou por meio de preparações vaginais de baixa dose, com efeito majoritariamente local. Ela pode ser feita na forma de pílulas, adesivos para pele, gel, creme ou spray. Já a reposição vaginal é adequada para tratar os sintomas vaginais e alguns sintomas urinários, minimizando a ação sobre o restante do organismo.

Atividade física na menopausa

A atividade física regular é crucial para as mulheres que enfrentam a menopausa, por diversos motivos:

  • Mulheres na menopausa tendem a ganhar peso, com ganho de gordura abdominal e perda massa muscular;
  • A atividade física é importante tanto para minimizar a perda de musculatura como para evitar o acúmulo de gordura;
  • Ao minimizar o ganho de peso e o acúmulo de gordura, a atividade física previne a mulher de diversas outras doenças, como as doenças cardiovasculares e o diabetes tipo 2;
  • O exercício pode diminuir a perda óssea após a menopausa, o que diminui o risco de osteoporose e fraturas;
  • Adultos fisicamente ativos têm menor risco de depressão e declínio cognitivo.

Aumentar expectativa de vida com exercícios >
40 lições das pessoas que nunca adoecem >

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close