iliopsoas hiperlodose

Lombalgia, hiperlordose e iliopsoas

O músculo iliopsoas exerce a função de flexão e rotação externa do quadril. Origina-se em dois pontos: 1) Ilíaco: fossa ilíaca, lábio interno da crista ilíaca e, 2) Psoas maior: superfícies ântero-laterais de T12 a L5. A inserção do iliopsoas ocorre no trocânter menor do fêmur e diáfise imediatamente abaixo. Além do iliopsoas, os músculos: reto femoral, sartório, tensor da fáscia lata e pectíneo auxiliam na flexão do quadril.

iliopsoas hiperlodose

Agora que entendemos que a flexão de quadril é particularmente comandada pelo iliopsoas e, este por sua vez possui como uma de suas origens a coluna vertebral, passamos para o segundo ponto, a hiperlordose.

Fator causal na hiperlordose

A hiperlordose é caracterizada pelo excesso de curvatura fisiológica da lordose, aumentando a concavidade dessa região. As principais causas da hiperlordose são: posturas inadequadas, músculos posturais fracos (reto abdominal, por exemplo), encurtamento de músculos da coxa que se fixam no quadril, por exemplo: iliopsoas, reto femoral, sartório e tensor da fáscia lata. Ainda, há contribuição dos músculos diafragma (quando encurtado), lombares e adutores (exceto o adutor magno) para o aumento da lordose.


Hiperlordose causada ao trabalhar muito tempo sentado >

Possuir músculos que exercem o papel antagônico (retroversão pélvica) fraco também contribui para o aumento da hiperlordose. Desta forma, o fortalecimento do glúteo máximo, isquiotibiais e abdominal é importante para a promoção do equilíbrio entre as forças atuantes nas ações da pelve.

Fator causal na lombalgia

A lombalgia, esta doença muito comum nos dias atuais onde a maior parte das pessoas permanece bom tempo sentado em seus ambientes de trabalho. Na posição sentada, os flexores de quadril, em especial o iliopsoas controlam as vértebras e a pelve, mantendo o sujeito com o tronco erguido. Nesse sentido, se os iliopsoas fossem paralisados bilateralmente, a pessoa cairia para trás. Como o iliopsoas não está paralisado, o que ocorre durante um longo período sentado é o encurtamento e tensão excessiva do músculo iliopsoas, refletindo assim na maior tração da lordose lombar e consequentemente no surgimento da lombalgia.


Importância da contratura do iliopsoas para a coluna e joelhos >

Tratamento da contratura do iliopsoas

Alguns cuidados são importantes para não piorarmos a condição de saúde lombar. Não há a necessidade (ao menos para a maioria das pessoas que buscam saúde e não desempenho esportivo) de prescrever exercícios para o fortalecimento isolado dos flexores do quadril, em particular o iliopsoas, visto que a maioria das pessoas apresenta o encurtamento desse músculo por conta de ficar muito tempo sentado. Devemos analisar os desequilíbrios musculares e posturais para só depois decidirmos quais exercícios devem compor uma rotina de treinamento.

Importante trabalhar, além do equilíbrio muscular, o alongamento dos mesmos.

Detalhes fazem toda a diferença na manutenção ou melhoria da sua saúde. Exercícios físicos são importantes, mas realizar qualquer movimento poderá em longo prazo lhe trazer mais prejuízos do que benefícios.


Reequilíbrio e alongamento com pilates >
Tratamento na fisioterapia >
Fortalecimento dos músculos do tronco ou axiais >


TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close