lipoma arborescente

Lipoma arborescente sinovial

O lipoma arborescens é uma lesão intra-articular de origem desconhecida, caracterizada por proliferação vilolipomatosa crônica da membrana sinovial.

Rara, benigna, caracterizada pela substituição difusa do tecido sinovial por adipócitos maduros, que origina uma proliferação vilosa lipomatosa da membrana sinovial.

lipoma arborescente

Fatores de risco

Pode estar associado a doenças degenerativas, diabetes mellitus, artrite reumatóide juvenil e artrite reumatóide do adulto. Apesar de pouco freqüente na faixa etária pediátrica, pode estar associado a doenças inflamatórias crônicas como, por exemplo, a artrite reumatóide juvenil (ARJ).

Diagnóstico

O diagnóstico baseia-se em achados de ressonância magnética e de biópsia sinovial.

A radiografia pode ser normal ou demonstrar alterações inespecíficas, como aumento de partes moles ou até mesmo alterações degenerativas

Quadro Clínico

A sua clínica cursa com tumefacção articular indolor e derrame articular recorrente devido a uma proliferação vilosa lipomatosa da sinovial. Geralmente, surge na articulação do joelho, com envolvimento da bursa suprapatelar, embora estejam descritos casos noutras articulações. de começo insidioso e progressão durante meses ou anos, podendo ser acompanhada de dor ou derrame articular. As dores, quando aparecem, são difusas e intermitentes.

proliferação sinovial no lipoma arborescente

A condição é tipicamente monoarticular. Sua maior incidência de apresentação é na quarta e quinta décadas de vida, sem predileção por sexo.

O tratamento recomendado é a sinovectomia aberta ou artroscópica, com raríssimos casos de recorrência da patologia.

A sinovectomia aberta ou artroscópica é considerada curativa pela maioria dos autores. Apesar de poucos casos de sinovectomia artroscópica terem sido publicados, apresentaram boa evolução no período de seguimento de até dois anos, além de menor morbilidade quando comparados aos casos em que foi feito tratamento convencional aberto.

Saiba mais sobre alterações no joelho clicando aqui >