osteocondral microperfuracao

Lesões osteocondrais

A lesão osteocondral é um tipo de lesão que se refere a um defeito na cartilagem em uma das articulações do corpo, principalmente joelhos e cotovelos. A cartilagem é o tecido responsável por ligar ossos, permitindo sua movimentação. Quando ela fica desgastada ou se rompe, isso é uma lesão osteocondral.

Uma das causas mais comuns para este tipo de lesão é justamente o esforço excessivo, quando um indivíduo passa muito tempo se movimentando ou forçando essas articulações. Algo que costuma acontecer com alguma frequência com pessoas que praticam esportes intensos regularmente. Também existem outros fatores de risco, como doenças genéticas ou simplesmente a prática desses exercícios de forma incorreta.

SINTOMAS

Assim como muitas outras lesões, a dor localizada costuma ser o sintoma mais evidente. Alguém que esteja passando por um desgaste ou lesão nas articulações começa a sentir mais dor quando faz esforço físico. Pode começar como algo brando, mas se tornar muito intensa quando a lesão é mais grave, especialmente se houver inchaço na região.

Outro sinal bem comum é a perda de mobilidade na articulação, ocorrendo travamentos ou instabilidade ao se movimentar. Se você já possui um histórico de lesão ou realizou outra cirurgia, então os riscos também são um pouco maiores.

TRATAMENTO

Dependendo da idade, tipo físico e intenção de continuar praticando certos esportes na mesma intensidade, o tratamento indicado é diferente. Nos casos mais brancos, uma fisioterapia acompanhada de medicamentos simples e injeções é a melhor opção. Porém, se a lesão em questão for muito grave, pode ser que o procedimento cirúrgico sejam mais indicado. Por exemplo, existe a possibilidade de fazer uma transposição de cartilagem ou colocar uma membrana que estimula a regeneração dela a partir do tecido mais saudável ao redor e sangue rico em células totipotentes do sangue subcondral.

osteocondral microperfuracao

PREVENÇÃO DA LESÃO OSTEOCONDRAL

O melhor que pode ser feito é buscar boas práticas durante as atividades físicas, evitando impactos excessivos, tirando intervalos e usando a postura correta. Cuidar da alimentação e fazer alongamentos também são medidas preventivas bem efetivas.

Lesão osteocondral no tornozelo >
Lesão osteocondral no joelho >