ligamentos do tornozelo

Instabilidade de tornozelo crônica

Instabilidade do Tornozelo Crônica, desenvolve-se após a lesão ligamentar que não foi tratada adequadamente ou totalmente reabilitada. Após a entorse do tornozelo, os tecidos são lesados e a capacidade de proporcionar equilíbrio é alterada (propriocepção). Na falta de treinamento, os músculos que auxiliam na estabilidade perdem essa capacidade e favorecem novas torções. Caso esse ciclo não seja interrompido, resulta em mais agressão aos tecidos e assim maior dificuldade em reabilitar e acaba se transformando em um tornozelo instável.

ligamentos do tornozelo

Sintomas da instabilidade de tornozelo

As principais queixas de quem procura um especialista ortopedista são:

  • Torções repetidas no tornozelo, especialmente em superfícies irregulares ou na pratica de atividades físicas;
  • Desconforto e edema (inchaço) persistente;
  • Dor ou sensibilidade;
  • Insegurança (fraqueza) ao exigir do tornozelo.

Fatores de risco

Há alguns fatores associados que predispõem mais ainda a instabilidade do tornozelo, como o arqueamento do osso do calcanhar (calcâneo) em varo (quando a pessoa pisa na borda lateral do pé), pé cavo (arco do pé muito alto), fraqueza muscular e falta de condicionamento muscular para os esportes além de calçados inadequados, como tênis muito gastos na borda lateral, tênis muito macios para esportes que necessitam estabilidade lateral, como basquete, tênis.

Problemas causados pelo Pé Cavo

1. Lesões

Lesões potenciais podem vir com o problema do pé cavo. Isso acontece em parte porque a falta de pronação, movimento que contribui para absorver o impacto que ocorre após o contato do calcanhar durante a passada, faz com que o pé tenha má absorção de choque no impacto.

2. Dores

Ocorrem no lado do pé, no arco longitudinal, que fica ao longo do comprimento do pé. É um tipo de dor que aparece em intensidade baixa, porém, pode acontecer de vir repentinamente caso os ligamentos sejam rompidos ou distendidos durante a execução de alguma atividade física.

3. Instabilidade do tornozelo

Pode ocorrer na hora da pisada, isso porque cria-se uma sobrecarga na parte lateral do pé e de toda a perna.

4. Gastos excessivos das solas laterais dos calçados

É causada pela irregularidade da pisada, que pode ser ajustada com o uso de palmilhas e calçados apropriados.

Prevenção dos problemas provocados pelo pé cavo

Se você tem pé cavo, existem algumas opções de tratamentos disponíveis para você. A meta abrangente desses tratamentos é permitir que o paciente caminhe confortavelmente sem os sintomas.

  • Escolha um sapato que combina com o seu tipo de pisada. Ter um sapato que se adeque ao seu tipo de pé é a melhor prevenção para lesões.
  • Ao fazer a compra de sapatos, prefira a parte final do dia. Isso porque os pés tendem a inchar durante o dia, e assim é mais fácil você conseguir verificar o melhor sapato para seus pés.
  • Existem palmilhas apropriadas (em caso de dor ou calosidades), especificamente para a correção desse tipo de pisada, com sistema de amortecimento na lateral do impacto que dão maior conforto e estabilidade ao passo.
  • Os adeptos aos exercícios físicos, devem gastar um tempo extra alongando os músculos e tendões da região das pernas, pés, joelhos e quadris. Caso contrário esses músculos da região dos pés e pernas podem ficar mais rígidos e resistentes ao exercício.
  • Existe também uma cirurgia que pode ser feita. Mas ela só é recomendada em casos em que a deformidade é tão intensa e progressiva que os sintomas não respondem aos tratamentos tradicionais.

Tratamento

Conservador

A falta de imobilização em metade dos pacientes com instabilidade ligamentar aguda do tornozelo e o rápido retorno às atividades podem interferir no processo cicatricial, com consequente maior chance de evolução para instabilidade mecânica crônica.

Fisioterapia
Principalmente relacionado ao fortalecimento e ativação (propriocepção) da musculatura específica que auxilia na estabilidade do tornozelo. Ganho de mobilidade, analgesia, alongamento, fortalecimento de outros grupos musculares e cinesioterapia também contribuem para uma boa reabilitação.

Imobilizadores
Podem gerar conforto e evitar novos entorses. Mais comum na práticas de atividades físicas ou até alcançar um fortalecimento adequado na fisioterapia.

Medicações
Apenas na fase aguda de novas lesões para melhorar a dor, edema e desconforto.

Operatório

Quando a cirurgia é necessária?

Na falha do tratamento conservador, grandes instabilidades ou em casos de lesões associadas (lesões da cartilagem, alterações ósseas com impacto tibio-talar, lesões tendineas, entre outras) o tratamento cirúrgico é indicado.

A cirurgia para Instabilidade do Tornozelo Crônica consiste em reconstruir ou reparar os tecidos lesados – ligamentos. Existem diversas técnicas e individualizar o tratamento é importante, motivo pelo qual a avaliação com especialista é necessário. Atualmente o procedimento minimante invasivo com artroscopia e retensionamento das estruturas laterais com a técnica de Brostron é o mais utilizado. O período de recuperação vai variar em cada caso.

Entorse de tornozelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close