fratura costela

Fratura das costelas

A principal causa de fratura nas costelas são o traumatismo, provocado por acidentes de carro, agressões ou esportes nos adultos e jovens, ou quedas, mais comuns nos idosos. Outras causas possíveis incluem enfraquecimento dos ossos pela osteoporose, tumor localizado na costela ou a fratura por stress, que surge em pessoas que fazem movimentos repetitivos ou exercícios sem o adequado preparo ou de forma excessiva.

fratura costela

Sintomas

A fratura das costelas pode provocar intensa dor, dificuldades na respiração e lesões nos órgãos internos, inclusive perfuração no pulmão, quando a fratura possui uma borda irregular. No entanto, quando a fratura da costela não tem ossos separados ou borda irregular, ela é mais simples de resolver não tendo grandes riscos para saúde.

Para tratar a fratura da costela, geralmente, o médico irá indicar medicamentos analgésicos para aliviar a dor, além de repouso e fisioterapia. A cirurgia é indicada somente em alguns casos, em que não há melhora com o tratamento inicial, ou quando a fratura provoca lesões graves, incluindo a perfuração dos pulmões ou outras vísceras do tórax.

Cuidados para o dia a dia

• Durante a recuperação da fratura não é recomendado dormir de lado, nem de barriga para baixo, a posição ideal é dormir de barriga para cima e colocar uma almofada por baixo dos joelhos e outra sobre a cabeça;
  • Também não é recomendado dirigir nas primeiras semanas após a fratura, nem torcer o tronco;
  • Se desejar tossir, pode ajudar a diminuir a dor se segurar uma almofada ou cobertor contra no peito no momento da tosse. Ao sentir do no peito pode-se sentar numa cadeira, reclinando o tronco para frente para conseguir respirar melhor;
  • Não praticar esporte ou atividade física até a liberação do médico;
  • Evitar ficar na mesma posição por muito tempo (exceto durante o sono);
  • Não fumar, para ajudar na cicatrização mais rápido.

Tempo de recuperação

A maior parte das fraturas de costela são curadas dentro de 3 meses, e durante este período é muito importante o controle da dor para que se possa respirar profundamente, evitando complicações que podem surgir por causa dessa dificuldade em respirar normalmente.