plataformapetroleo

Como faz para trabalhar em plataformas de petróleo

Quem quiser entrar no mercado tem que focar em ter experiência e qualificação na posição que estiver se candidatando. Isso significa ter experiência profissional na área, experiência marítima e se qualificar em todos os cursos necessários para trabalhar em offshore. Ingressar em vagas de menor qualificação, para os iniciantes, pode ajudar no crescimento dentro da empresa.

plataformapetroleo

E como é trabalhar no setor onshore (em terra), ou offshore (no mar)?

Vantagens

Bons salários – empresas onshore e offshore pagam salários elevados. Algumas até pagam em moeda estrangeira.
Mais dias de folga para os profissionais embarcados – geralmente o tempo entre ficar embarcado e em terra é dividido. Geralmente os funcionários ficam de folga quando estão em terra, quando soma esse tempo a maior parte passa mais da metade do ano de folga.

Carreira – as empresas geralmente oferecem boas progressões de carreira já que é favorável manter um empregado bem treinado do que ter que contratar novamente.

Oportunidades Internacionais – como muitas das empresas são internacionais há várias oportunidades para trabalhar em outros países que exploram petróleo tais como: Arábia Saudita, Nigéria, Estados Unidos, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México, Rússia, Noruega, China, Canadá e Reino Unido, e outras.

Desvantagens

Risco – trabalhar em alto mar envolve riscos. Trabalhar com líquidos ou gases combustíveis mais ainda. Com as plataformas cada vez mais distantes da costa o risco tem aumentado cada vez mais, ainda mais que o transporte tem sido feito de helicóptero – o que leva muitas empresas a exigirem curso de escape de aeronave submersa.

Treinamento – as empresas requerem que seus funcionários estejam sempre atualizados. Logo, acabam passando algum tempo em terra fazendo treinamentos específicos.

Distância – a distância e dificuldade de comunicação afeta mais aqueles que tem família e filhos. Já que não se pode escolher as datas que vai embarcar, muitas vezes acaba abrindo mão de eventos de família para embarcar.

Confinamento – os trabalhadores de plataforma ficam confinados em lugares pequenos, e as vezes tem que compartilhar espaço com outras pessoas que não conhecem.

Horário de trabalho – muitos dos turnos nas plataformas são longos, já que não tem muito espaço para lazer. Geralmente tem turnos diurnos e noturnos e os funcionários tem que revezar.

Enjoô e tempestades – as plataformas não são tão estáveis quanto se imagina. Em tempo ruim pode ter que suspender as atividades de perfuração e extração.

Importante saber que o profissional tem, no local, profissionais super qualificados prestando toda a ajuda necessária nas áreas de saúde, e entretenimento.

Ações necessárias para o profissional trabalhar em plataformas de óleo e gás

Procurar uma profissão que se encaixa a suas habilidades
Empresas de offshore preferem contratar funcionários experientes. Não necessariamente precisa ter embarcado, mas é importante que seja qualificado e tenha experiência na área que vai trabalhar. O tempo de experiência conta bastante nas chances de conseguir uma vaga.

Obter qualificações e fazer cursos exigidos
Para poder embarcar em plataformas é necessário ter as qualificações para a função que vai realizar, além de cursos básicos para trabalhar offshore – tais como CBSP e HUET, e NRs. Empresas de offshore favorecem quem já tem esses cursos no currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close