cisto no ombro

Cisto sinovial no ombro

Cisto sinovial, cisto ganglion ou pseudocisto e cistos paralabrais sao denominações em comum para essa patologia que é similar ao cisto que aparece do punho.

Com o advento da RM do ombro foi possível identificar os cistos periarticulares do ombro com maior frequência. Geralmente estão localizados na região posterior e estão relacionados com a ruptura do póstero-superior do labrum.

Sintomas e diagnóstico

Deve sempre suspeitar da presença cisto periarticular quando as queixas do pacientes estão em desacordo com as queixas típicas de manguito rotador ou instabilidade glenoumeral.

Em alguns casos na presença de cisto de grande volume pode ocorrer compressão do nervo supraescapular e o paciente evolue com dor, fraqueza, desconforto com queimação na região escapular ou do músculo trapézio. No decorrer do tempo pode ocorrer uma compensação no músculo redondo menor com sua hipertrofia.

Para o diagnóstico é preciso examinar de maneira minuciosa o paciente e solicitar exames complementares como a radiografia, RM do ombro e eletroneuromiografia dos membros superiores para avaliar a compressão do nervo supraescapular.

cisto no ombro

Tratamento

O tratamento é baseado na presença ou não de outras patologias concomitante ao cisto. Após o tratamento das lesões do manguito rotador ou das lesões labrais e preciso avaliar a necessidade da cirurgia artroscópica para esvaziamento do cisto, asssoicado ou não ao reparo do labrum e da descompressão do nervo supraescapular.

Leia mais sobre doenças do ombro >

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close