Artroscopia: o que você precisa saber sobre essa técnica cirúrgica minimamente invasiva

Conheça a artroscopia, a técnica cirúrgica que aborda uma articulação por pequenas incisões e instrumentos cirúrgicos especiais.

Artroscopia, ou vídeoartroscopia, é o nome que se dá a uma técnica cirúrgica minimamente invasiva ortopédica.

Consiste em se abordar uma articulação através de pequenas incisões e instrumentos cirúrgicos especiais. As incisões são muito pequenas, normalmente não maiores do que 5 milímetros. A maioria das cirurgias podem ser feitas com apenas dois ou três desses pequenos orifícios, que são chamados de portais artroscópicos.

Por um desses portais o cirurgião introduz o artroscópio (Figura 1). O artroscópio é um instrumento ótico acoplado a uma câmera que transmite imagens de dentro da articulação, ampliadas e em altíssima definição, para um monitor de vídeo.

Pelo outro portal, ou portais, são inseridos os instrumentos cirúrgicos artroscópicos. Estes portais permitem ao cirurgião testar as estruturas articulares, colher fragmentos de tecidos para biópsias, remover corpos livres, identificar lesões e tratá-las.

A artroscopia serve, portanto, para se fazer o diagnóstico de patologias intra-articulares e também tratá-las.

O joelho é a maior articulação do nosso corpo e também é a articulação onde a maioria das artroscopias é realizada (Figura 2). Mas, com o desenvolvimento de artroscópios de diferentes tamanhos e instrumentais cirúrgicos especiais, hoje pode-se abordar a maioria das articulações do corpo, como o ombro, tornozelo, cotovelo, punho e quadril.

Artroscopia x Cirurgia convencional

As vantagens da artroscopia para os pacientes são enormes: cicatrizes muito pequenas, mínimo sangramento, recuperação rápida e praticamente indolor.

Para o joelho, especificamente, a artroscopia é mais comumente executada para o tratamento das lesões dos meniscos, lesões da cartilagem e lesões ligamentares.

Recuperação

A recuperação de uma cirurgia artroscópica costuma ser bem mais rápida quando comparada com as técnicas convencionais. As cicatrizes, de tão pequenas, costumam desaparecer com o tempo.

Importante saber que o aprendizado das técnicas cirúrgicas artroscópicas demanda estudo e tempo em especializações e subespecializações e que os pacientes devem sempre procurar por cirurgiões que sejam especialistas em artroscopia.

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close