visco

11 perguntas comuns sobre infiltração com ácido hialurônico

O que é a Viscossuplementação?

Viscossuplementação é um procedimento que injeta ácido hialurônico em um joelho com algum grau de doença cartilaginosa. O ácido hialurônico é normalmente produzido pelas células da membrana das articulações. Em doenças cartilaginosas, em especial na artrose (quando a articulação desgasta), a superfície dos ossos tornam-se ásperas, o fluído torna-se mais fino, e o espaço entre os ossos se torna menor.

visco

O que é o ácido hialurônico?

É uma importante glicosaminoglicana (GAG) na constituição da articulação.

• Ajudam a nutrir a cartilagem;
  • Diminui o impacto na articulação através da melhora da fluidez do movimento;
  • Organiza a matriz de colágeno favorecendo sua atuação biológica na articulação.

Saiba mais >

Quem pode ser considerado como um bom candidato para o viscossuplementação?

Os candidatos para viscossuplementação incluem:

• Os indivíduos que têm dor no joelho crônica persistente, apesar de terem feito tratamento conservador, incluindo: fisioterapia, injeções de cortisona, modificação de atividade, perda de peso, anti-inflamatórios não-esteróides e analgésicos;
  • Indivíduos que não podem tomar não anti-inflamatórios, como, por exemplo, aqueles que têm uma história de gastrite e úlceras gástricas ou doenças renais;
  • Indivíduos para os quais a cirurgia não é uma opção ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia.

Os candidatos que devem evitar viscossuplementação incluem:

• Pessoas alérgicas a produtos de aves;
  • As mulheres que estão grávidas ou amamentando. A segurança e eficácia deste tratamento não foi demonstrado nesse grupo populacional.

Que tipos de produtos existem e quais as diferenças entre eles?

Existem muitos produtos atualmente no mercado. Alguns já lançados há um certo tempo e outros mais novos.

Quanto à sua produção, são divididos por:

• Origem aviária: a partir de matéria-prima animal (crista de galo). Apresenta potencial alergênico devido aos antígenos aviários.
  • Origem não-aviária: fermentados por bactérias (Streptococcus zooepidemicus) através da biofermentação. Menor potencial alergogênico.

Quanto ao Peso molecular:

• “Baixo peso molecular”, entre 0,5 e 1 x 106Da;
  • Peso molecular intermediário”, entre 1 e 1,8 x 106Da;
  • “Alto peso molecular”, com 6×106 Da.

Apesar de controverso, o peso molecular, a concentração e a presença de ligações cruzadas teriam influência positiva nos resultados da viscossuplementação. Quanto maior o peso molecular, maior seria o tempo de permanência do produto na articulação e, quanto menor, maior seria seu poder de penetração no tecido cartilaginoso.

Que efeitos se espera com a viscossuplementação?

Além da melhoria da lubrificação articular, espera-se também:

• Redução da ativação de células inflamatórias responsáveis pelo desencadeamento da cascata inflamatória que causa destruição articular da artrose;
  • Estímulo da produção do próprio acido hialurônico (endógeno), com melhoria da viscosidade do liquido sinovial;
  • Estabilização da degradação da matriz cartilaginosa;
  • Estímulo da produção de células cartilaginosas e do colágeno tipo II;
  • Ação direta e receptores de dor articular causando analgesia prolongada;

O procedimento é realizado apenas no joelho?

A viscossuplementação foi, inicialmente desenvolvida ao joelho. Porém, com o passar do tempo e com melhor compreensão dos seus efeitos, produtos também foram criados para outras articulações. Alguns em menor quantidade e com diferença de concentração. Algumas articulações como o quadril, cotovelo e o ombro devem ser abordadas sob auxílio de ultrassonografia.

Como é feito o procedimento e terei de restrições após a aplicação?

O procedimento é realizado no consultório sob condições estéreis (assepssia e antissepssia) atráves de infiltração. Cada tratamento deve levar apenas alguns minutos.

Recomenda-se evitar qualquer atividade de suporte de peso extenuante ou prolongada durante os dois primeiros dias após cada aplicação. Você poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento. Na dia da aplicação, recomenda-se gelo com duração de 20 minutos, se você sentir qualquer desconforto.

Quanto tempo vai demorar antes de eu ver os resultados? Quanto tempo vai durar?

Sendo bem indicada, a grande maioria das pessoas começa a sentir os resultados logo após a aplicação. Os resultados do tratamento geralmente duram de 6 meses a um ano, mas é possível sentir um alívio para até 3 anos. O tratamento pode ser repetido a cada 6 meses, e tantas vezes quanto necessário.

Há algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais podem incluir dor, inchaço, calor, erupção cutânea, coceira e / ou vermelhidão. Estas reações são geralmente leves e não duram muito tempo. Estes efeitos secundários ocorrem, geralmente, em 3-5% de aplicações e são considerados auto-limitadas. Produtos de origem aviária tem maior potencial de levar a esta condição, também denominada de SINOVITE. Se for necessário, pode-se puncionar a articulação. A análise laboratorial do líquido sinovial irá confirmar que não se trata de infecção.

É injetado alguma substância associada?

Quando tem muita inflamação e dor, é associado um corticóide para dar um efeito mais potente anti-inflamatório inicial, para melhorar e prolongar o efeito do ácido hialurônico.

Existem formulações associadas com o sorbitol, que visa prolongar os efeitos sobre a cartilagem, sendo mais duradouro.

A viscossuplementação substitui uma cirurgia?

Não. Ela é considerada hoje uma grande ferramenta que auxilia o tratamento da doença cartilaginosa. Alguns casos de artrose mais avançada com desvio de eixo (pernas tortas) e que cursem com instabilidade (falseio) tem indicação absoluta de tratamento cirúrgico, como a osteotomia ou a prótese total.