Vantagens do Pilates na terceira idade

O Pilates é uma atividade com inúmeras vantagens para a terceira idade. Entre elas estão, a possibilidade de um convívio social muitas vezes limitado nesta fase da vida.

Além disso, doenças comuns como a osteoporose, por exemplo, onde a fragilidade do esqueleto é muito grande aumentando o risco de traumas e lesões, podem ser tratadas através do fortalecimento de músculos das regiões da coluna e do quadril, onde normalmente a osteoporose acontece.

Vantagens do Pilates na terceira idade 1

Vantangens do Pilates

Por ser uma atividade sem impacto, o Pilates também ajuda no tratamento de doenças como a artrose, artrite reumatóide e discopatias degenerativas (degeneração das vértebras e dos discos intervertebrais).

O Pilates tem como foco principal o fortalecimento da musculatura do “centro de força”, composta pelos músculos abdominais, assoalho pélvico, diafragma e músculos da coluna lombar.

Trabalhando esta região, problemas como dor crônica recorrente de má postura apresentam uma melhora bastante significativa. O trabalho também irá auxiliar pessoas com problemas de incontinência urinária.

Além disso, o fortalecimento da região abdominal e estabilização da coluna, melhoram a caminhada e a agilidade ao se levantar. Exercitar o equilíbrio traz a melhora das atividades cognitivas, diminuindo os riscos de queda.

Para isso, o Pilates faz uso de imagens corporais que antecedem o movimento, passando logo em seguida para a execução dos exercícios e agindo diretamente na reeducação postural.

Conhecer o próprio corpo aumenta a qualidade de vida e transforma hábitos posturais cotidianos, como caminhar, levantar, se vestir e manusear objetos. Experimentar no corpo o que significa qualidade de vida e interação social é um dos maiores benefícios que o Pilates pode trazer para a terceira idade.

Porque fazer Pilates

Com o avanço da idade, o corpo se transforma profundamente e se torna mais vulnerável. Transformações que acarretam, entre outras coisas, na diminuição da força muscular, na perda de massa muscular e massa óssea, na piora da flexibilidade e da agilidade, na diminuição do equilíbrio e da coordenação motora.

Para atenuar os riscos provocados pelo envelhecimento, é indicada a prática de uma atividade física regular e moderada que faça a manutenção do condicionamento cardio-respiratório, da força muscular e da resistência.

Importância dos exercícios >
Marcar sessões de Pilates >

SuperIdade

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; controle da dor articular e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

Escreva uma Mensagem ou Comentário