Conhecida também como osteoartrite, a artrose é uma doença degenerativa que prejudica os movimentos dos membros do paciente. Isso acontece devido a um desgaste da cartilagem, promovido por traumas ou pelo uso excessivo de uma articulação, gerando inchaço e limitação funcional.
Normalmente, a patologia atinge mãos, joelhos, coluna e quadris, por serem lugares mais propensos a movimentos constantes.

Artrite e artrose: qual a diferença?
Embora apresentem sintomas semelhantes, a artrite se trata da inflamação da articulação, enquanto a artrose é uma doença crônica.
Nesse caso, artrite, se não tratada, pode evoluir para artrose e apresentar complicações ao longo da vida do paciente.
Como saber se tenho artrose?
Buscar um médico especialista em artrose, que vai fazer uma pesquisa pelas suas queixas, exame clínico e vai pedir exame de rx para avaliação.
O que causa artrose?
Existem duas formas de manifestação da artrose: a primária e a secundária. Cada uma delas apresenta origens distintas.
Primária
Acomete o paciente devido ao uso prolongado e repetitivo de determinada articulação ou simplesmente como uma consequência do envelhecimento natural.
Tais situações levam à degeneração do líquido sinovial — que lubrifica as cavidades articulares. Isso também pode ser consequência da prática de exercícios sem a orientação de um profissional. Como resultado, a cartilagem fica danificada e causa atrito maior entre os ossos, de modo que acabam perdendo o formato original, impedindo o paciente de executar movimentos naturalmente simples.
Secundária
Tem origem em doenças congênitas e distúrbios hormonais, como obesidade, gota, artrite reumatoide, hipertireoidismo, diabetes, entre outras.
Fatores de risco
Um estilo de vida que não seja saudável é determinante para a incidência da artrose. No entanto, já foi descoberto que alguns fatores paralelos a esse também influenciam, tais como:
- Hereditariedade
- Distúrbios hormonais, como o hipertireoidismo
- Idade avançada, tendo maior frequência após os 60 anos
- Doenças metabólicas, como a obesidade e diabetes
- Deformidades ósseas
- Lesões na articulação
- Profissões que realizam movimentos repetitivos de um membro
O que a artrose pode causar
- Dor na articulação afetada;
- Dificuldade na realização de movimentos;
- Inchaço e rigidez na articulação;
Além disso, com o progredir da doença começam a surgir alguma deformações na região das articulações afetadas. A artrose não pode virar câncer.
Como prevenir a Artrose
Uma das principais formas de tratamento é a prevenção da artrose, e para isso existem alguns cuidados que devem ser seguidos que incluem:
- Evitar o excesso de peso;
- Manter uma boa postura corporal;
- Evitar o levantamento de pesos, especialmente na região do ombro;
- Evitar a realização de exercícios repetitivos;
- Evitar a realização de trabalhos forçados.
A artrose é uma doença degenerativa crônica não existindo por isso um bom prognóstico da doença, servindo os tratamentos para aliviar a dor e a inflamação, retardar o progresso da doença, melhorar a movimentação e a qualidade de vida.
Tratamentos sem cirurgia>
Tramentos com cirurgia >
Tenho artrose, o que fazer?
Então que tem artrose no joelho pode fazer caminhada, ou mesmo artrose no quadril ou em outra articulação. Quem tem artrose pode trabalhar, desde que não sobrecarregue a área afetada.
Instruções para quem tem artrose >
Considerações pré-operatórias no paciente idoso >
TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
1 Comment