O cordoma é um tumor maligno que ocorre

Você deve Entrar para responder.
  • a) no sacro
  • b) na clavícula
  • c) na bacia
  • d) em qualquer local da coluna

Marcado: 

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #116037 Responder
    teste
    Participante

    O cordoma é uma rara neoplasia maligna, que surge dos remanescentes da notocorda. É a segunda malignidade primária em prevalência na coluna e é a malignidade mais comum do sacro. Mais de 50% dos cordomas surgem da região sacrococcígea e mais de 30% surgem da base do crânio. O pico de incidência ocorre entre a 5ª e 7ª décadas de vida, nas lesões sacrococcígeas, e entre a 4ª e 6ª décadas de vida, para as lesões esfeno-occiptais. A neoplasia tem predomínio no sexo masculino (3:1). Os sintomas variam de acordo com o sítio da lesão, podendo os pacientes apresentar cefaleia, compressão nervosa, compressão de raiz nervosa ou medular. Radiograficamente, os cordomas aparecem como lesões destrutivas, são mais facilmente visualizados nas radiografias laterais do sacro. O tratamento consiste em ressecção cirúrgica com margens oncológicas. Pacientes com tumores em que não se obtém margem cirúrgica adequada podem se beneficiar com radioterapia. A presença de células fisalíferas no anatomopatológico é patognomônico do cordoma.

    Contribua adicionando mais questões e discutindo as respostas. Você estará estudando e auxiliando outros colegas. Projetado e mantido pelo ortopedista especialista em joelho, idoso e esportiva DrMarcioSilveira.com.

    #118529 Responder
    Marcio R4
    Mestre

    Estude mais sobre o assunto >

    Esta é uma plataforma colaborativa, para trocar informações no ramo de Traumatologia e Ortopedia. Pergunte, adicione mais material e conteúdo ou faça observações e retire dúvidas deixando comentários ou mensagens abaixo \/

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
Responder a: Resposta #118529 em Cordoma

Você pode usar BBCodes para formatar seu conteúdo.
Sua conta não pode usar BBCodes avançados, eles serão removidos antes de serem salvos.

Sua informação:




New Report

Close