Buscar no Portal Traumatologia e Ortopedia › Fóruns › Quadrinhos, Animações e Jogos › Chrono Trigger: conheça a origem do clássico RPG
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 27/03/2020 at 11:39 por Marcio R4.
-
AutorPosts
-
Marcio R4Mestre
O desenvolvimento de Chrono Trigger começou em 1992, como uma ideia de Hironobu Sakaguchi, produtor e criador da série Final Fantasy. Na época, a Square Enix ainda era duas empresas separadas, a Squaresoft e a concorrente Enix, dona da franquia Dragon Quest, considerada a mãe de todos os JRPGs digitais.
O primeiro Final Fantasy foi lançado para o Famicom 19 meses depois do primeiro Dragon Quest (respectivamente dezembro de 1987 e maio de 1986), título que pegou elementos de jogos ocidentais como Ultima e Wizardry; o designer e roteirista Yuji Horii os conheceu quando foi aos Estados Unidos em 1983, por conta de um concurso da Enix que reuniu quase todo o time de desenvolvimento dos jogos posteriores da empresa.
O terceiro elemento foi o mangaká Akira Toriyama, que havia começado a publicar Dragon Ball em 1984, a série que em pouco tempo se tornou a sensação entre os quadrinhos japoneses. A Enix o contratou para ser o responsável dos designs de personagens de Dragon Quest, um trabalho que ele mantém até hoje, em todos os títulos da série. Horii, por sua vez assina o roteiro e o design de todos os jogos numerados da franquia.
Uma aventura atemporal
Hiromichi Tanaka, produtor de Secret of Mana ficou incumbido de supervisionar o trabalho de Akira Toriyama, para que ele seguisse os designs idealizados pelo time de roteiristas, especialmente Horii. Ele desenvolveu toda a estética do jogo, incluindo personagens, monstros, cenários e veículos, além de definir a identidade visual de cada era.
Claro que o mundo em 660 AD e 1.000 AD pegam muitos elementos de Dragon Quest, por serem épocas mais medievais, enquanto o cenário de 2.300 AD é bastante parecido com a ambientação futurista vista no anime Dragon Ball Z, que na época se aproximava do fim no Japão. Essa familiaridade atraiu tanto os fãs da franquia da Enix, que poderiam torcer o nariz para Toriyama e Horii trabalhando com os “rivais”, quanto os fãs de Son Goku e cia.
Claro, o forte de Chrono Trigger está na combinação de elementos, entre uma pixel art de extrema qualidade, onde os personagens são cheios de vida e personalidade, uma história que segue a “fórmula Shonen Jump” de um autêntico mangá shonen (como Dragon Ball), calcado em valores como amizade, altruísmo, cooperação e sacrifício (a ideia de matar o protagonista e dar a opção de terminar o jogo sem ele foi algo inimaginável pelo público), um desafio equilibrado, uma mecânica de batalha inovadora, que não faz transição entre “tela de mapa” e “tela de combate” e a possibilidade de combinar ataques entre os personagens, uma série de finais diferentes a serem descobertos e uma trilha sonora de primeira linha.
Chrono Trigger, um clássico absoluto
Lançado em 1995, Chrono Trigger é considerado até hoje um dos, se não o melhor JRPG de todos os tempos, o melhor RPG digital jamais lançado, e um dos melhores jogos de videogame da história.
Esta é uma plataforma colaborativa, para trocar informações no ramo de Traumatologia e Ortopedia. Pergunte, adicione mais material e conteúdo ou faça observações e retire dúvidas deixando comentários ou mensagens abaixo \/
-
AutorPosts