Painel Fóruns Animações, Quadrinhos e Jogos Chrono Trigger: conheça a origem do clássico RPG

1 voice, 0 resposta
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #23337

    MarcioR4
    Mestre
    @MarcioR4

    O desenvolvimento de Chrono Trigger começou em 1992, como uma ideia de Hironobu Sakaguchi, produtor e criador da série Final Fantasy. Na época, a Square Enix ainda era duas empresas separadas, a Squaresoft e a concorrente Enix, dona da franquia Dragon Quest, considerada a mãe de todos os JRPGs digitais.

    O primeiro Final Fantasy foi lançado para o Famicom 19 meses depois do primeiro Dragon Quest (respectivamente dezembro de 1987 e maio de 1986), título que pegou elementos de jogos ocidentais como Ultima e Wizardry; o designer e roteirista Yuji Horii os conheceu quando foi aos Estados Unidos em 1983, por conta de um concurso da Enix que reuniu quase todo o time de desenvolvimento dos jogos posteriores da empresa.

    O terceiro elemento foi o mangaká Akira Toriyama, que havia começado a publicar Dragon Ball em 1984, a série que em pouco tempo se tornou a sensação entre os quadrinhos japoneses. A Enix o contratou para ser o responsável dos designs de personagens de Dragon Quest, um trabalho que ele mantém até hoje, em todos os títulos da série. Horii, por sua vez assina o roteiro e o design de todos os jogos numerados da franquia.

    Uma aventura atemporal

    Hiromichi Tanaka, produtor de Secret of Mana ficou incumbido de supervisionar o trabalho de Akira Toriyama, para que ele seguisse os designs idealizados pelo time de roteiristas, especialmente Horii. Ele desenvolveu toda a estética do jogo, incluindo personagens, monstros, cenários e veículos, além de definir a identidade visual de cada era.

    Claro que o mundo em 660 AD e 1.000 AD pegam muitos elementos de Dragon Quest, por serem épocas mais medievais, enquanto o cenário de 2.300 AD é bastante parecido com a ambientação futurista vista no anime Dragon Ball Z, que na época se aproximava do fim no Japão. Essa familiaridade atraiu tanto os fãs da franquia da Enix, que poderiam torcer o nariz para Toriyama e Horii trabalhando com os “rivais”, quanto os fãs de Son Goku e cia.

    Claro, o forte de Chrono Trigger está na combinação de elementos, entre uma pixel art de extrema qualidade, onde os personagens são cheios de vida e personalidade, uma história que segue a “fórmula Shonen Jump” de um autêntico mangá shonen (como Dragon Ball), calcado em valores como amizade, altruísmo, cooperação e sacrifício (a ideia de matar o protagonista e dar a opção de terminar o jogo sem ele foi algo inimaginável pelo público), um desafio equilibrado, uma mecânica de batalha inovadora, que não faz transição entre “tela de mapa” e “tela de combate” e a possibilidade de combinar ataques entre os personagens, uma série de finais diferentes a serem descobertos e uma trilha sonora de primeira linha.

    Chrono Trigger, um clássico absoluto

    Lançado em 1995, Chrono Trigger é considerado até hoje um dos, se não o melhor JRPG de todos os tempos, o melhor RPG digital jamais lançado, e um dos melhores jogos de videogame da história.


    Esta é uma plataforma colaborativa, para fazer amizades e trocar informações no ramo de Traumatologia e Ortopedia. Contribua com mais informações e arquivos que estejam faltantes ou errados, através dos comentários nos artigos, imagens e tópicos do fórum. Quer ter um grupo privado para sua residência ou liga de ortopedia, com acesso, fórum e galeria reservados aos membros? Fale com os administradores.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.