Lesões da Mão no Esporte

Aliado aos benefícios e a sensação de bem estar associada a realizar esportes faz com que o número de praticantes aumente cada dia em número e na frequência.

Não se pode dissociar, contudo, a prática de esportes com as lesões musculares, ligamentares e ósseas. Não seria diferente ter lesões da mão.

Apesar de vivermos no “país do futebol” e as lesões dos membros inferiores neste esporte serem muito mais comuns, as quedas ao solo e a prática de diversos outros esportes causam lesões nos punhos e nas mãos.

Poderíamos dividir este texto em atividades esportivas, mas veríamos que as lesões se repetem. Portanto, acredito que seja melhor passarmos pelas lesões da mão e os esportes nos quais estão em maior risco de acontecer.

As lesões da mão ligamentares dos dedos (lesão do ligamento do dedo) devem ser as mais comuns nos pacientes que procuram atendimento após atividades esportivas. Para a sorte dos pacientes, a maioria delas é parcial e demanda pouca atenção e afastamento. Uma exceção importante é alesão de Stener, que deve ser diagnosticada e operada o quanto antes. Quedas, trauma por bola, tacos e raquetes são os mais comuns. Artes marciais, principalmente as que necessitam de “pega” nos quimonos.

lesões da mão

Asfraturas de falangesefraturas dos metacarpianostambém são lesões da mão bastantes comuns no consultório e unidades de urgência. Movimento de torção ou trauma direito dos dedos são os mais comuns na gênese destas fraturas. Novamente: quedas, esportes com bola, dedos que se prendem à roupa e artes marciais estão entre os mais comuns.

Não tenho dúvida de que afratura da região distal do rádioé a que sucita maior necessidade de tratamento cirúrgico dentre as lesões mais comuns relacionadas ao esporte. A queda ao solo, na pratica de qualquer atividade, é a causa mais comum. Aqui, incluo a pratica de ciclismo com causa bastante comum. Os tipos de lesão e seus tratamentos estão na matéria específica da lesão.

Alesão do ligamento escafolunar,fratura do escafóideelesão do complexo da fibrocartilagem triangularsão relativamente comuns, mas, podem passar desapercebidas nas consultas de pronto-socorro. As duas primeiras evoluem com dor central ou radial do punho, enquanto a última leva à dificuldade para pronação e supinição e dor sobre a cabeça da ulna. Na dúvida, estas 3 lesões merecem avaliação com ressonância magnética.

Para os praticantes de boxe ou outras artes marciais que usem luva e “saco de areia”, as lesões da mão do capuz extensor são bastante comuns e as fraturas têm baixa incidência. Realizar o diagnóstico precoce e retirar a carga desta lesão costuma ser o suficiente para o tratamento.

As entesites (inflamações da inserção tendínea no osso) e tendinites também são lesões da mão relacionadas à atividade física. Geralmente, têm início lento e gradual, mas podem ser bastante incapacitantes. A epicondilite lateral (cotovelo de tenista) é uma das mais comuns. A Doença/ Moléstia de De Quervainé bastante comum. O paciente deve observar e evitar as atividades que realiza com o punho fletido (dobrado) e polegar abduzido (aberto), além do uso de órtese, anti-inflamatório e fisioterapia/ terapia ocupacional. Atendinite do extensor ulnar do carpoé um pouco menos comum. Está associada, geralmente, a praticantes de tênis.

Lesões mais comuns na natação >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.