Dor nas pernas: 6 causas comuns

Normalmente a dor na perna que não melhora com o repouso indica problemas de circulação, como doença vascular periférica, enquanto dor nas pernas ao acordar pode ser sinal de câimbra noturna ou de falta de circulação. Já a dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão do nervo ciático, por exemplo.

A dor nas pernas pode ter diversas causas, como má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

1. Alterações musculares ou nos tendões

A dor nas pernas de causa osteomuscular não segue o trajeto dos nervos e pioram ao movimentar as pernas. Algumas alterações que podem ser a causa da dor incluem miosite, tenossinovite, abscesso da coxa e fibromialgia. A dor muscular pode surgir após um esforço físico repentino, como depois de praticar exercício físico intenso ou ao usar um sapato desconfortável. Nestes casos, a dor geralmente surge no final do dia e é, muitas vezes, sentida como “cansaço nas pernas”. Outra causa comum de dor nas pernas de origem muscular são as cãibras que normalmente ocorrem durante a noite e são muito frequentes durante a gravidez.

A dor na região da batata de perna também pode ser causada pela síndrome compartimental, que causa dor intensa na perna e inchaço, que surgem de 5-10 minutos após iniciar atividade física e a região permanece dolorida por longos períodos. A dor na região anterior da perna também pode ser causada pela tendinite do tibial anterior, que acontece em atletas e pessoas que praticam atividade física muito intensa, como corredores de longa distância.

O que fazer: Tomar um banho morno e deitar com as pernas elevadas porque isso facilita a circulação sanguínea, reduzindo o cansaço. O repouso também é importante, mas não há necessidade de repouso absoluto, sendo indicado apenas evitar os treinos e grandes esforços. Em caso de tendinite o uso de gelo e pomadas anti-inflamatórias podem auxiliar a cura mais rápida.

Principais causas das dores musculares e nos tendões >

2. Problemas articulares

Especialmente nos idosos, a dor nas pernas pode estar relacionada a problemas ortopédicos como artrite ou artrose. Nestes casos outros sintomas devem estar presentes como dor nas articulações e rigidez nos primeiros 15 minutos da manhã. A dor pode não estar presente todos os dias mas tende a piorar ao realizar esforços, e reduz com o repouso. A deformidade dos joelhos pode indicar artrose, enquanto que uma aparência mais avermelhada e quente pode indicar artrite. No entanto, a dor no joelho também pode estar presente após uma queda, doenças do quadril ou diferença no comprimento das pernas.

O que fazer: aplicar uma compressa quente sobre a articulação afetada, como joelho ou tornozelo, durante cerca de 15 minutos. Além disso, é recomendado consultar o ortopedista pois pode ser necessário tomar anti-inflamatórios ou fazer fisioterapia.

Evitar a dor articular >

3. Alterações da coluna vertebral

Quando a dor nas pernas se agrava com a movimentação da coluna, pode ser causada por lesões vertebrais. A estenose do canal vertebral pode causar dor moderada ou intensa com sensação de peso ou cãibra na região lombar, glúteos, coxas e pernas durante ao caminhar. Nesse caso a dor só alivia ao sentar ou inclinar o tronco para frente, a sensação de dormência pode estar presente. A espondilolistese também é uma possível causa de dor nas costas que irradia para as pernas, nesse caso a dor é em sensação de peso na coluna lombar, a pessoa caminha com dor mas a esta alivia durante o repouso. A hérnia de disco também causa dor nas costas que irradia para as pernas, a dor é aguda, intensa  e pode irradiar para glúteos, posterior da perna, lateral da perna e do tornozelo e planta do pé.

O que fazer: colocar uma compressa morna no local da dor pode aliviar os sintomas, mas o médico pode recomendar a toma de anti-inflamatórios e recomendar que se faça fisioterapia.

Orientações contra a má postura >

4. Dor ciática

Quando a dor nas pernas é provocada por alterações do nervo ciático a pessoa pode sentir dor no fundo das costas, glúteos e parte detrás da coxa, podendo haver também sensação de formigamento ou fraqueza nas pernas. A dor pode ser lancinante, em forma de pontada ou choque que se instala subitamente no fundo das costas e irradia para as pernas, afetando glúteos, parte posterior da coxa, lateral da perna, tornozelo e pé.

O que fazer: colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar por 20 minutos, além de evitar esforços, levantar objetos pesados e, em alguns casos, pode ser preciso fazer fisioterapia.

Tratamento da dor ciática >

5. Má circulação sanguínea

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Uma situação um pouco mais grave é o surgimento de trombose, que acontece quando um pequeno coágulo consegue interromper uma parte da circulação para as pernas. Nesse caso, a dor é localizada, mais frequentemente, na panturrilha, e existe dificuldade para movimentar os pés. Esta é uma situação que pode acontecer após alguma cirurgia ou quando se usa anticoncepcional sem orientação médica.

O que fazer: Deitar de barriga para cima com as pernas elevadas durante 30 minutos pode ajudar, mas o médico pode indicar o uso de remédios para melhorar a circulação, assim como o uso de meias de compressão elástica. Já em caso de suspeita de trombose deve-se ir rapidamente ao hospital.

Cuidados contra a má circulação sanguínea >

6. Dor do crescimento

A dor na perna na criança ou adolescente pode ser causada pelo rápido crescimento ósseo, o que pode acontecer por volta dos 3-10 anos, não sendo uma alteração grave. A localização da dor é mais próxima do joelho mas pode afetar toda a perna, chegando até o tornozelo, sendo comum que a criança se queixe à noite antes de ir dormir ou depois de ter realizado algum tipo de atividade física mais intensa.

Saiba mais sobre a dor do crescimento >

O que fazer: Colocar pedrinhas de gelo dentro de uma meia e colocar na região dolorida, deixando atuar por 10-15 minutos pode ajudar no alívio da dor. Os pais também podem realizar uma massagem com creme hidratante ou óleo de amêndoas e  deixar a criança descansando. Não há necessidade de cessar a atividade física, somente diminuir a sua intensidade ou frequência semanal.

Quando ir ao médico

É aconselhado ir no médico quando a dor nas pernas é muito intensa ou quando existem outros sintomas. Também é importante ir ao médico:

• Quando a dor na perna é localizada e muito intensa;
  • Quando há rigidez da panturrilha;
  • Em caso de febre;
  • Quando os pés e tornozelos estão muito inchados;
  • Em caso de suspeita de fratura;
  • Quando não permite o trabalho;
  • Quando dificulta a caminhada.

Saiba mais sobre tensão muscular >
Tratamento caseiro para dor nas pernas >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Esportiva-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.