Cuidados ao praticar MMA para evitar lesões

Cuidados para evitar traumas no MMA devem ser tomados durante a luta e também nos treinamentos.

Um atleta de MMA sempre deve estar atento aos sinais do seu corpo para não ser prejudicado por uma lesão ou escoriação que possa impedir sua atividade de luta. A dedicação aos exercícios não pode ser levada ao extremo. O lutador não pode ser levado ao seu extremo físico e o repouso deve entrar como parte do treinamento afim de que seja evitado as lesões por estresse, e o over training que ocorre quando o excesso de treinamento prejudica o rendimento do atleta devido a não recuperação física adequada.

MMA

Riscos e lesões no MMA

As lesões mais comuns em decorrência do MMA são:

  • Fraturas nos braços
  • Cortes nos supercílios
  • Fratura nas pernas e pés
  • Narizes quebrados
  • Lesões no cérebro, sendo que este último é o mais grave

Um estudo divulgado pelo Departamento de Medicina Emergencial da Johns Hopkins University School of Medicine, em Baltimore, Maryland, apontou as principais contusões geradas em lutas de MMA.

A região da cabeça (principalmente nariz e olhos) aparece na liderança da pesquisa, com cerca de 20% de contusões sofridas. Braços e ombros concentram 8,3% dos traumas, enquanto joelhos (área de apoio que sofre desgaste em modalidades de luta no chão, como jiu-jitsu e luta greco romana) são contabilizados em 3,1% dos casos.

Quem bate também se machuca. Alguns golpes podem gerar lesões e contusões não só em quem recebe, mas também em quem desfere tais impulsos. É comum quando se disfere socos e chutes em um lutador, ou até mesmo em um saco de areia, onde os membros podem sofrer escoriações, lesões, contusões ou fraturas.

O que é

O MMA, sigla em inglês para artes marciais mistas, é justamente o que seu nome diz: uma mistura entre artes marciais. Nesta modalidade, podem ser utilizadas as técnicas de qualquer tipo de arte marcial, como o jiu-jitsu, judô, boxe, muay thai e a luta olímpica. Sendo que o jiu-jitsu é a arte marcial mais utilizada no MMA.

História do MMA

A luta foi se desenvolvendo aos poucos. Nos anos 20, Carlos Gracie, criador do Brazilian jiu-jitsu, realizava o desafio Gracie, que envolvia a competição entre diversos tipos de artes marciais. Até que em 1993, Rorion Gracie, sobrinho de Carlos Gracie, criou nos Estados Unidos o primeiro UFC, um torneio de MMA.

Isto fez com que a modalidade ficasse famosa no mundo inteiro. Mas antes da existência do MMA, vale lembrar que havia a luta livre. E a principal diferença entre os dois é que o MMA possui mais regras e fundamentos, a fim de proteger a saúde do lutador.

Cuidados

Para evitar lesões durante a prática de MMA, é indicado que a pessoa tenha um bom conhecimento de alguma arte marcial. Assim, ela terá a capacidade se defender melhor durante a luta, o que previne machucados.

Quando utilizar compressa fria ou morna >
Principais lesões na pratica de musculação >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.