Ciências Básicas

Coluna

Infantil

Joelho

Mão

Ombro

Tornozelo e Pé

Quadril

Tumores

Discussões Tumor

Questão Tumor 001

Discussão:

É uma afecção rara da coluna. Pode acometer qualquer nível. Como a maioria dos tumores benignos da coluna, costuma acometer mais os elementos posteriores, porém pode atingir também corpo vertebral. Ocorre principalmente em crianças e adultos jovens.

Questão Tumor 002

Discussão:

Epidimoma é o tumor intramedular mais comum no adulto. Acomete indivíduos entre a quarta e quinta décadas de vida. Frequentemente envolve o cone medular e o filum terminale.

Questão Tumor 003

Discussão:

Acometem os elementos posteriores os 4 O’s: Osteoblastoma, Osteocondroma, Osteoma Osteoide e Cisto Ósseo Aneurismático.
Acometem corpo vertebral: CoHeMe TeHiMi: Cordoma, Hemangioma, Metástase, TGC, Histiocitose X, Mieloma Múltiplo.
Acometem vértebras adjacentes: 3 CO´s: Condrossarcoma, Cordoma, Cisto Ósseo Aneurismático.
Acometem vértebras múltiplas: HiMeMi: Histiocitose X, Metástase, Mieloma Múltiplo.

Questão Tumor 004

Discussão:

Osteoma é um tumor benigno dos elementos posteriores da coluna. Acomete mais homens, na segunda década de vida, na coluna lombar (>cervical > torácica). Dor noturna, que melhora com aspirina. Radiculopatia em 28% dos casos. Na escoliose, acomete a face côncava
da vértebra. Geralmente rígida e rapidamente progressiva. Lesão assimétrica no pedículo. Apenas 50% clássico de nidus com esclerose. Melhora da dor = ressecção adequada. 20-30% mantêm a escoliose apesar da ressecção.

Questão Tumor 005

Discussão:

Lesões benignas são predominantemente posteriores, sendo que 76% das anteriores são malignas. 8% dos tumores benignos ocorrem na coluna e sacro; apenas 20-40% dos tumores da coluna são benignos (70% malignos em maiores de 21 anos). Lesões benignas geralmente ocorrem em pacientes mais jovens (2 e 3 décadas). Tumores de sacro geralmente são malignos até mesmo em pacientes jovens. Ressecção de tumores sacrais pode afetar a continência; manutenção de ambas as raízes de S1 e pelo menos uma raiz de S2 – 50% apresentam continência. Se apenas 1 raiz de S3 for ressecada, função geralmente preservada. Nas lesões cervicais e torácica a medula deve ser preservada. Raízes nervosas torácicas podem ser ressecadas, contanto que não em grande número para manter função da caixa torácica.
Hemangiomas: localização mais comum na coluna lombar e torácica baixa. Elementos posteriores raramente são acometidos. Dor (60%), déficit neurológico (30%), fratura (10%). RX: vértebra em veludo. TC axial: Polca Dot. Diferencia-se da doença de Paget, pois esta afeta a vértebra por completo e o espessamento cortical é maior. Caso sintomáticos, 50-80% respondem a radioterapia.
– Granuloma eosinofílico: autorresolutivo. Tumor benigno mais comum da vértebra. Pacientes menores de 10 anos. Predileção torácica. Vértebra plana no rx perfil. DD com Ewing, infecção, TB, leucemia, neuroblastoma.

Questão Tumor 006

Discussão:
Classificação e Garg, Mehta e Dormans:
I: colapso de 0 a 50%
II: colapso de 51 a 100%
III: limitado aos elementos posteriores.
A: simétrico
B: assimétrico.

Questão Tumor 007

Discussão:
Tumores que acometem os elementos posteriores são os com O: Osteoma Osteoide; Osteocondroma; Osteoblastoma; Cisto Ósseo AneurismaticO.
Cordoma acomete principalmente a linha média do sacro; mieloma múltiplo, hemangioma e TGC o corpo vertebral.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close