Ciências Básicas

Coluna

Infantil

Joelho

Mão

Ombro

Tornozelo e Pé

Quadril

Tumores

Discussões Metástases

Questão Metástases 001

Discussão:
Em ordem decrescente de frequência de metástase: mama e próstata, pulmão, rim, tireoide, trato intestinal.
Os mais comuns de origem conhecida são mama e próstata.
No caso de origem desconhecida, são pulmão e rim, pois metastatizam cedo e antes de o tumor primário ser diagnosticado.

Questão Metástases 002

Discussão:
Os sarcomas ósseos produzem metástase principalmente para os pulmões; o segundo local mais acometido é osso. Estadiamento deve, portanto, incluir cintilografia e tc de pulmão.

Questão Metástases 003

Discussão:
Após os 40 anos de idade, as principais hipóteses diagnósticas para tumores são metástases e mieloma múltiplo. Como a metástase, o MM pode apresentar múltiplas lesões, mas estas são predominantemente em saca-bocado e sem esclerose perilesional, ao contrário das estasesses, que podem ser líticas (rim e tireoide), blásticas (próstata e mama), mista (pulmão). LIRITI BLAMAPRO MIPU No geral, a cintilografia das metástases é quente, enquanto do MM é fria. Por isso, no aparecimento de uma lesão em paciente com mais de 40 anos, deve-se procurar a origem, realizando cintilografia, tc de tórax, abdome e pelve, RNM do local acometido e exames direcionados para a neoplasia suspeita (mamografia para mama, PSA para próstata, TC para pulmão, rins, intestino, USG para tireoide, eletroforese de proteínas séricas para MM).

Questão Metástases 004

Discussão:
A lesão distal secundária a neoplasia primária mais comumente é relacionada a câncer de pulmão.

Questão Metástases 005

Discussão:
De origem desconhecida, são mais comuns de pulmão e rim.
De origem conhecida, são mama e próstata.

Questão Metástases 006

Discussão:
Acima dos 40 anos deve-se sempre pensar em mieloma múltiplo ou metástase para lesões ósseas. Uma lesão lítica/blástica de aspecto agressivo como mostrada fala a favor de tumor de Rim ou tireoide (LIRITI) ou pulmão (MIPU). Tumor primário de origem desconhecida mais provável é pulmão ou rim. Além disso, o paciente é tabagista, sendo mais um fator a favor de pulmão.
Por fim, pacientes com tumor de próstata geralmente já o sabem e são de faixa etária mais avançada.

Questão Metástases 007

Discussão:
Uma lesão metastática de origem renal pode ser tratada com intenção curativa com ressecção ampla.

Questão Metástases 008

Discussão:
Questão batida. Os principais causadores de metástases são mama e próstata; contudo, como eles geralmente são descobertos cedo, devido aos exames preventivos, eles não são considerados na origem desconhecida. Quando identificadas metástases e não se sabe a fonte, geralmente provém de câncer de pulmão ou rins, que são mais silenciosos e geralmente identificados pelas próprias metástases, que ocorrem mais precocemente em relação aos outros dois. Lembrar também que, se distais aos cotovelos e joelhos, geralmente são oriundos do pulmão.

Questão Metástases 009

Discussão:
Me recuso a discutir isso de novo.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close