Ciências Básicas

Coluna

Infantil

Joelho

Mão

Ombro

Tornozelo e Pé

Quadril

Tumores

Discussões Imagem

Questão Imagem 001

Discussão:

Cisto sinovial na articulação facetaria é mais bem visualizado em T2 com contraste.
O exame de escolha para avaliação de fratura e fragmento intracanal é Tomografia.
Imagens em T1 com supressão de gordura mostram edema inflamatório e auxiliam a avaliação de espondilodiscite aguda. São encontrados: destruição cortical; sinal hipointenso em T1 e hiperintenso em T2, envolvendo discos adjacentes. O contraste é patognomônico, mas pode persistir por semanas a meses.

Questão Imagem 002

Discussão:

Fischgold é feita no AP. As demais afirmações estão corretas. Impressão basilar é avaliada quando o odontoide está com a ponta acima da linha de Chamberlain, ou >4.5mm acima da linha de McGregor. Acima de 10 anos, o limite da normalidade da linha de Fischgold-Metzger é de 12mm; entretanto, até 20 anos o valor é associado à idade, de forma que o limite deve ser 8mm.

 

 

Questão Imagem 003

Discussão:

A discografia provocativa era o padrão-ouro para o diagnóstico de dor discogênica. Entretanto, em 2009, devido a evidências de que acelera o processo de degeneração discal, foi colocada em segundo plano. A injeção de contraste deve buscar o local afetado e locais não afetados para controle. Para ser positivo, o paciente deve referir dor à injeção, e esta deve reproduzir a queixa original do paciente.

Questão Imagem 004

Discussão:

Calculado em uma relação entre a linha formada do Basion ao arco posterior de C1/Opsthion ao arco anterior de C1. Utilizado para avaliação de dissociação atlanto-occipital e, se maior que 1 (ou 0,9 em TC) indica dissociação anterior.

Questão Imagem 005

Discussão:

Alinha de Chamberlain vai do palato duro à borda posterior do forame magno; a linha de McGregor, do palato duro ao ponto mais distal do occipício; a linha de McRae, do Basion ao Opistion; a linha de Metzeger é uma linha bimastoidea feita no AP.

Questão Imagem 006

Discussão:

Como sempre, power ratio, que deve ser menor do que 1. Calculado por B-C/O-A, sendo que, conforme ele aumenta, mais o crânio se afasta anteriormente (ou a coluna posteriormente).

Questão Imagem 007

Discussão:
Em A observa-se o alinhamento dos processos espinhosos. Em B, a parede posterior dos corpos vertebrais. EM C, a parede anterior. Em D, as articulações facetarias. E e F mostram as partes moles cervicais, que devem ser menores que 7mm na parte superior, e que 21mm na parte inferior.

Questão Imagem 008

Discussão:
O ângulo de Cobb é medido pelas endplates externas das vértebras terminais.
O ângulo de Mehta é medido como descrito, e prevê a resolutividade da escoliose infantil. Se <20, 83% resolvem; se >20, 84% progridem.

Questão Imagem 009

Discussão:
A linha bimastoidea de Fischgold é utilizada para avaliar impressão basilar. O limite até 20 anos é 8mm; depois disso, é 12mm (varia com a idade).

Questão Imagem 010

Discussão:
Usado para ver a articulação L5-S1, é o AP com 20 graus de inclinação cefálica.

 

 

 

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close