Ciências Básicas

Discussões Fasciite plantar

Questão Fasciite plantar 001

Discussão:

Epidemiologia: 40-60 anos (até 70 no campbell), homens = mulheres (campbell destoa falando que é mais comum em homens – calcanhar doloroso, não especificamente Fasciite plantar), obesidade, encurtamento do tríceps sural, carga durante atividade (corredores, dançarinos). Bilateral em apenas 1/3.
Fisiopatologia: microtraumas repetitivos. A fáscia plantar apresenta processo degenerativo com microfissuras fasciais, necrose do colágenos e invasão angiofibroblástica de tecidos.
Condições associadas: exostose plantar (50-75%); apofisite calcaneana. Tríade do calcanhar doloroso: Fasciite plantar, ITTP, síndrome do túnel do tarso.
Apresentação: dor aguda na sola do pé (paciente pode iniciar a marcha na ponta dos pés), pior ao se levantar pela manhã e ao final do dia ou após ficar muito tempo em pé. Dor à palpação da tuberosidade medial do calcâneo; dorsiflexão do pé e dedos exacerba sintomas.
Diagnóstico diferencial relevante:
Compressão do nervo plantar lateral (Baxter): dor a palpação da origem do abdutor do Hálux.
Haglund: exostose do processo posterior do calcâneo, leva a dor na inserção do tendão aquileu. Importante diferenciar, pois alongamentos que promovam dorsiflexão do pé irão piorar os sintomas, devendo-se optar por alongamentos que permaneçam com pé em neutro.
Exames: não são necessários para o diagnóstico.
Tratamento: clínico, com palmilhas, alongamento e fortalecimento. Cirurgia é reservada para casos refratários, de acordo com necessidade: liberação do gastrocnêmio, descompressão do túnel do tarso, fasciotomia plantar.

Questão Fasciite plantar 002

Discussão:

O calcanhar doloroso é identificado como uma dor sob a proeminência anteromedial da tuberosidade do calcâneo. Idiopática, e diagnósticos diferenciais devem incluir: AR, espondilite anquilosante, Sd. Reiter, Osteoartrose.
Etiologia: incerta. Processo de envelhecimento associado a microtraumas leva a encurtamento da fáscia.
Dor na inserção do tendão calcâneo é uma tendinite insercional, geralmente associada a Haglund. Dor no maléolo lateral pode ser fratura ou lesão ligamentar; equimose plantar, por fim, é característica de lesão de lisfranc.

Questão Fasciite plantar 003

Discussão:
A fasciite plantar se associa a um encurtamento do tríceps sural (portanto, restrição da dorsiflexão) e pronação excessiva do pé (que também leva a ITTP).

Questão Fasciite plantar 004

Discussão:
A maior queixa da fasciite é dor ao levantar pela manha ou após ficar sentada por um tempo. A dor se localiza na região inferomedial do calcâneo.

Questão Fasciite plantar 005

Discussão:

Principal sintoma é dor no aspecto inferomedial da tuberosidade do calcâneo. Se comparado com o calcâneo assintomático, leve edema e eritema estão presentes.
Esporão é identificado em 50%.

Traumatologia e Ortopedia