Ciências básicas

Coluna

Infantil

Joelho

Mão

Ombro

Tornozelo e Pé

Discussões Espondilite Anquilosante

Questão Espondilite Anquilosante 001

Discussão:

A espondilite anquilosante é um espondiloartropatia soronegativa, acomete esqueleto axial, sacro ilíacas e pelve. Pode acometer também articulações periféricas, olhos (irite, uveíte), coração e pulmões. Associada ao HLA-B27 em 90% dos casos. Acomete 3 homens para cada mulher. Acomete 1 a 2% de brancos. 20-40 anos.

Questão Espondilite Anquilosante 002

Discussão:

Afeta 3 homens para cada mulher, na faixa dos 20 aos 40 anos. Progride de caudal para cefálico. Associado ao HLA B27 em 90% das vezes. Ocorre rigidez matinal – dor crônica, com rigidez na lombar e torácica baixa e dor na nádega. Com a progressão para cefálico, ocorre melhora da dor. Há reabsorção óssea inflamatória nas enteses, ossificação das facetas e ligamentos. Instabilidade atlantoaxial ocorre em 25-90% dos pacientes, devido a rigidez subaxial.
Diagnóstico atrasado geralmente em 7 anos. Pode-se diagnosticar inicialmente com sacroileíte através de RNM da pelve.
Tratamento: manter flexibilidade, alongar flexores do quadril e jarrete, manter alinhamento da coluna com exercícios e postura, dormir supino em colchão firme com 1 travesseiro.
AINE, DMARD (minociclina, sulfa, metrotexate), bloqueadores da TNF alfa.
Cirurgia: para diminuir dor e melhorar função. EM caso de fratura, devido à esteopenia, imobilizar na posição, pois alinhar pode levar a déficit neurológico.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close