Ciências Básicas

Coluna

Infantil

Joelho

Mão

Ombro

Tornozelo e Pé

Quadril

Tumores

Discussões Embriologia / Histologia

Questão Embriologia/Histologia 001

Discussão:

O anel de Lacroix é uma estrutura fibrosa, que envolve a zona de Ranvier e conecta o periósteo da zona metafisária à epífise cartilaginosa. Estabiliza a placa fisária.

Questão Embriologia/Histologia 002

Discussão:

Osteócitos são ovalados com longos processos citoplasmáticos. Osteoclastos são grandes células irregulares com numerosos núcleos. Osteoblastos são células cuboides com um só núcleo, habitualmente em posição excêntrica, contendo grande volume de organelas de síntese – retículo endoplasmático e membrana de Golgi.

Questão Embriologia/Histologia 003

Discussão:

O osso possui colágeno tipo I -> o osso é o mais importante no corpo, logo é I. A cartilagem fibrosa possui colágeno tipo I, e a hialina, tipo II -> ordem alfabética. O tendão é formado por colágeno tipo I, agrupado em microfibrilas, que se juntam para formar subfibrilas, que formam fibrilas, envolvas por endotendão. O menisco é composto principalmente por colágeno tipo I. A pele é composta por colágeno tipo I. O colágeno tipo I forma feixes; o colágeno tipo II, não. Sendo assim, a resposta correta seria: I – I – II – I – I.

Questão Embriologia/Histologia 004

Discussão:

O que talvez deixe a pergunta confusa é que está se referindo à orientação do colágeno em relação à articulação, e não entre si; sendo assim, a camada mais externa possui fibras em orientação paralela à articulação e estas resistem ao cisalhamento (tensão). A camada média possui fibras em orientações aleatórias; e a camada mais profunda, fibras em orientação perpendicular à articulação, resistindo a forças de compressão.

Questão Embriologia/Histologia 005

Discussão:

Profunda: perpendiculares, resiste à compressão. Superficial: paralela, resistem à tensão e cisalhamento

Questão Embriologia/Histologia 006

Discussão:

O anel pericondral é uma forte estrutura fibrosa que une a epífise à metáfise.

Questão Embriologia/Histologia 007

Discussão:

Recuperação da função deslizante do tendão depende da dissolução e reformação das fibras colágenas durante a fase de remodelamento da cicatriz. Inicia-se ao redor do 15º dia e pelo 28º a maioria dos fibroblastos e colágeno entre as pontas dos tendões estão orientados longitudinalmente. A maturação e remodelamento do colágeno se iniciam na terceira semana e podem durar até 1 ano após a lesão. Fases: hemorragia, inflamação, reparo e remodelação.

Questão Embriologia/Histologia 008

Discussão:

A zona proliferativa apresenta níveis maiores de proliferação celular e produção de MEC, o que contribui para o crescimento longitudinal Os condrócitos são achatados e alinhados em colunas longitudinais. O citoplasma cora positivamente para glicogênio. Com poucas exceções, condrócitos na zona proliferativa são as principais células que se dividem. Com a fronteira entre a zona de reserva e o topo da zona proliferativa sendo a verdadeira zona germinativa da placa de crescimento, a célula do topo de cada coluna representa a célula mãe de cartilagem para cada coluna.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close