Course Content
Prova Oral e de Atitudes
Prova Oral e Prática do TEOT
About Lesson

Definição = doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca destruição da cartilagem e leva a deformidade articular

Etiopatogenia
cartilagem = é avascular, com 80% água, e dos 20% restantes 60% é colágeno tipo II e 40% são proteoglicanos
No joelho a deformidade mais comum é o varo

Quadro clínico = Dor após esforços, que anteriormente não causavam dor, aumento de volume (aumento do líquido sinovial), dor ao início do movimento, atitude em flexão e rotação interna do membro com a progressão da doença há piora dos sintomas, desvio de eixo

Radiografias = dissociação das imagens com a clinica, diminuição do espaço articular, desvio do eixo, radiografias com carga e sem carga

RNM = revela lesões pré artroses

Tratamento conservador = Perda de peso, equilíbrio muscular, alongamento da musculatura flexora, fortalecimento do quadríceps, fraqueza do quadríceps acelera a artrose, viscoprotetores tem bons resultados

Meniscectomia na artrose = Somente nos casos em que há sintomas mecânicos

Tratamento da cartilagem = Não apresentam bons resultados na artrose

Osteotomia para correção do varo = Objetivo é postergar a prótese, é feito de preferência na tíbia, carga deve passar no lado lateral (0 = medial // 100% = lateral // eixo=66%), obesos e atletas, menores de 60 anos, ADM de 90º e flexo <15º; Deformidade angular de no máximo 15º

Osteotomia para correção do valgo = Feita preferencialmente no fêmur, joga o eixo para o centro do joelho

Artroplastia parcial = Mesmas indicações das osteotomias, pacientes mais velhos que os da osteotomia, maiores de 60 anos, suportam carga. Contraindicação= Obesidade, atividade física intensa, deformidade angular > 15º

Artroplastia total = Via final de tratamento das artroses

Join the conversation