Course Content
Prova Oral e Prática do TEOT
About Lesson

Etiologia:
Área hipovascular 4cm da inserção no navicular. Curvatura do Tendão + Polia retromaleolar.

Causas:
Doenças Inflamatórias/Metabólicas. Trauma Direto/indireto. Uso Corticóides. Obesidade

Função:
Primária: Inversão do retropé / Principal inversor do pé / Estabilização dinâmica do pé e tornozelo durante a marcha.
Secundária: Flexão plantar/ Manter o arco plantar / Supinação do Pé

Epidemiologia/Clínica:
Mulher, meia-idade, obesa, lado esquerdo.
Quadro insidioso e progressivo.
Fase Inicial: Dor no trajeto do tendão; Dor medial pontual; Fraqueza/insegurança em terrenos irregulares.
Fase Tardia: Deformidade rígida; Dor Lateral (sobre o seio do tarso).

Exame Físico:
Valgo retropé; Diminuição arco plantar medial; Abdução do antepé; Pronação do mediopé; Desvio medial do retropé; Diminuição da força supinadora; Dificuldade para marcha na ponta dos dedos.

RX: Aumento da divergência talo-calcânea AP; Rotação medial do tálus; Abdução do mediopé e antepé; Diminuição do arco longitudinal medial; Verticalização do talo; Alteração do ângulo talonavicular; Valgismo do calcâneo; Área de impacto calcaneofibular; Artrose subtalar, tibiotarsica, talonavicular

Tratamento:
Estádio I: Não há lesão do parênquima tendão; Sem deformidade no pé; Articulação não envolvida -> Conservador, ou desbridamento do tendão (Tenossinovectomia)
Estádio II: Sinais inflamatórios mais intensos; Tendão funcionalmente incompetente; Pé plano-valgo flexível; Articulações não envolvidas -> Transferência do TFLH ou TFLD p/ TTP + Osteotomia do Calcâneo
Estádio III: Pé plano-valgo rígido; Degeneração articular (subtalar + talonavicular) -> Artrodese subtalar + talonavicular ou artrodese Tríplice
Estádio IV: Acometimento da articulação tibiotársica -> Artrodese tríplice ou pantalar

Join the conversation
0% Complete