Prova Oral

Prova de Atitudes

Noções: dedo em botoeira

Definição:
Sinovite da articulação IFP leva ao estiramento da tira central e cápsula dorsal com flexão aumentada. Subluxação palmar das bandas laterais, leva a flexão da IFP e hiperextensão da IFD. Contração do ligamento retinacular oblíquo, que se origina da bainha flexora e se insere na base dorsal da FD, pode levar a contratura em extensão da IFD.

Tratamento:

– Leve: até 15°, deformidade em flexão da IFP é corrigível passivamente->Liberação dos tendões laterais perto da inserção na FD.

– Moderada: cerca de 40°, a maior parte da deformidade é corrigível passivamente, a IFD está extendida. A MTC-F é hiperextendida, mas pode ser corrigida passivemente-> restauração funcional da tira central e correção da subluxação das bandas laterais.

– Grave: Deformidade fixa, alterações articulares ao RX -> Swanson aconselha artroplastia de ressecção da IFP e implante para o dedo indicador quando a deformidade é singular e grave. Quando presente no outros dedos, o melhor é artodese da IFP do indicador e artroplastia p/ os outros dedos. Contra-Indicado a artroplastia da MTC-F e da IFP no mesmo dedo.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close