Uso excessivo de dispositivos móveis prejudica a saúde das mãos

As mãos são essenciais para inúmeras atividades diárias. E para quem costuma necessitar delas para o trabalho, como costureiras, músicos e pintores, problemas ortopédicos podem acontecer. Pessoas que usam muito o computador para digitar, ou que até mesmo mexem em smartphones de maneira excessiva, também podem acabar lesionando as mãos.

Sem dúvida, os celulares são uma das tecnologias que mais revolucionaram o modo como nós, seres humanos, nos comunicamos. Permanecemos horas a fio assistindo vídeos, jogando e digitando mensagens pelo celular. A questão é: até que ponto esse uso é um benefício ou um prejuízo para a saúde? Problemas, como a tendinite nos punhos e nas mãos, já são realidade nos consultórios ortopédicos.

O uso além da conta dos celulares, somado aos movimentos repetitivos, pode provocar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), o que além de desgastar em longo prazo tecidos que não tem aquela finalidade, provoca inflamação. Neste sentido, conforme a inflamação avança (e pode surgir com inchaço), há a probabilidade de pressionar os nervos que passam pelo túnel do carpo, desenvolvendo, assim, a síndrome do túnel do carpo. Dentre os sintomas que ela pode causar, estão a dor, dormência e perda de sensibilidade dos dedos.

, Uso excessivo de dispositivos móveis prejudica a saúde das mãos, Ortopedista Especialista em Mão e Cotovelo - DF

No caso de pessoas com predisposição à tendinite, o surgimento de dor e limitação das funções ocorre com mais frequência. Agora, se nenhuma medida for tomada, o paciente pode desenvolver tendinopatia e avançar ainda mais o processo degenerativo. No pior dos casos, pode evoluir para osteoartrite.

Como evitar?

Existem algumas medidas que auxiliam na prevenção dos problemas causados pelo uso intenso do celular, como restringir o tempo de uso, a forma como usamos e a postura corporal (ombros, cotovelos e punhos). Agora, se você for um profissional que usa um smartphone para o trabalho, então é recomendável que faça exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do antebraço, punho e mãos. No caso de crianças, que ainda estão em desenvolvimento, o recomendável é explicar os problemas sérios que o uso excessivo do celular pode trazer e incentivar atividades dinâmicas e animadas, que ocupem o tempo livre. Deste modo, o risco para a saúde dos pequenos se torna menor.

Dicas para evitar problemas ortopédicos nas mãos

1) Alternar o dedo usado para mexer no celular

Ao usar o smartphone, a sugestão é alternar o dedo polegar e o dedo indicador, fazendo com que os tendões da lateral do punho, próximo ao polegar não sejam forçados. Ao fazer isso é possível evitar problemas como tendinites e a Síndrome de De Quervain.

2) Posicionar o corpo de maneira correta e fazer pausas ao usar o computador

Os braços devem estar bem apoiados para não se cansarem, bem como os punhos e as próprias mãos. Ao digitar, é importante lembrar-se de usar mais os dedos e menos a mão. Também é essencial fazer pausas durante o trabalho para não cansar as mãos excessivamente.

3) Alongar as mãos e punhos

Realizar exercícios para alongar a região faz com que os músculos e tendões saiam do estado de tensão, evitando lesões, distensões e inflamações.

Dor no pescoço pelo uso do celular >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Cotovelo e Mão Brasília
Cotovelo e Mão Brasília

Atendimento especializado em cotovelo e mão em Brasília / DF, com fisioterapia, acupuntura, RPG e Pilates. Tratamento conservador com procedimentos como infiltração e bloqueio. Excelência no tratamento com cirurgia.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *