Síndrome de De Quervain

A “tendinite De Quervain” é um tipo específico de tendinite, na qual o processo inflamatório é localizado, e acomete a face externa do punho, ou seja, do mesmo lado do polegar.

Se chama De Quervain pois esse é o nome de um cirurgião suíço, que descreveu o problema.

, Síndrome de De Quervain, Ortopedista Especialista em Mão e Cotovelo - DF

Os sintomas são dor localizada, intensa, na hora em que se movimenta o pulso ou o polegar, frequentemente sendo mais intensa de noite. Pode haver inchaço no punho, e/ou uma saliência palpável local.

A causa é um aumento do calibre dos tendões que passam nessa região, por motivos diversos, ou uma diminuição do calibre do túnel ( estenose, constricção). Por isso, se chama, também, tendinite estenosante (compressiva) De Quervain. É associada Às vezes com a síndrome do túnel do carpo, com cisto sinovial, dedo em gatilho, ou outras doenças dos tendões e nervos, podendo também aparecer isoladamente.

O tratamento pode ser clínico, com antiinflamatórios e repouso, associado ou não a fisioterapia.

Quando falha esse tratamento, ou quando a dor é intensa, pode se lançar mão de infiltrações locais com corticoides, no intuito de melhorar os sintomas e proporcionar conforto, podendo essa medida promover cura definitiva, ou não.

Nos casos resistentes, ou quando a dor é muito incomodativa, o cirurgião de mão recorre ao tratamento cirúrgico, que consiste na abertura do túnel fibroso por onde passa o grupamento tendinoso afetado, abertura esta feita de forma que a parede do túnel cicatrize mais ampla, cessando a compressão. Os resultados são extremamente satisfatórios.

Agendar tratamento >
Saiba mais sobre a tendinite de De Quervain >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Cotovelo e Mão Brasília
Cotovelo e Mão Brasília

Atendimento especializado em cotovelo e mão em Brasília / DF, com fisioterapia, acupuntura, RPG e Pilates. Tratamento conservador com procedimentos como infiltração e bloqueio. Excelência no tratamento com cirurgia.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *