ferimentos por trauma de mao humana curativo

Ferimentos na mão

Os ferimentos são muito comuns na mão e membro superior.

São divididos em ferimentos limpos, quando não há contaminação evidente, ou contaminados.

Podem ou não estar associados a contusões, fraturas e outros traumatismos, ou podem ser simples cortes acidentais (faca de cozinha, lâminas, etc).

Os ferimentos que afetam tendões e nervos são tratados com cirurgia.

Igualmente às fraturas, a maioria das lesões cortantes dos tendões e nervos, não necessita ser reparada de imediato, em pronto socorro.

ferimentos por trauma de mao humana curativo

Caso haja no pronto socorro equipe especializada e material delicado, incluindo microscópio cirúrgico ou lupa microcirúrgica, os reparos podem ser feitos no momento do atendimento. Caso contrário, como é mais comum ocorrer, não há prejuízo no resultado quando se faz uma limpeza criteriosa e sutura da ferida de pele, aguardando algumas horas ou dias até que as condições locais estejam ideais, bem como o planejamento e a equipe, sejam providenciados.

Em termos gerais, o resultado do tratamento cirúrgico das lesões dos tendões e dos nervos variam muito, conforme a gravidade do ferimento inicial, sua localização anatômica, e o tipo de lesão sofrida (por corte, por contusão, estiramento ou arrancamento, e assim por diante).

O reparo dos nervos sensitivos costuma proporcionar bons resultados, bem como da maioria das lesões de tendão. Já os nervos mistos e motores, têm menor potencial de cura, mas mesmo assim, podem obter melhoras expressivas com uma cirurgia reparadora bem sucedida.

É mais importante um bom diagnóstico e uma boa reparação, do que a realização de ato cirúrgico emergente, que às vezes pode ser intempestivo.

Definições:

Nervos sensitivos: são os que proporcionam somente a sensibilidade ( tato, temperatura, consistência)

Nervos motores: inervam os músculos, proporcionando sua contração por consequência o movimento.

Nervos mistos: possuem função sensitiva e motora, com fibras de ambas as funções.

Agendar consulta >
Saiba mais sobre lesões de nervos periféricos >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close