
A epitrocleíte também designada como epicondilite medial ou de cotovelo de golfista (o golfe é dos vários esportes que geralmente geram inflamação da epitróclea) ou ainda de epicondilite interna ou medial. Não é mais que uma tendinite a que se associa a dor na região interna do cotovelo. Dor essa que pode irradiar para o antebraço e para o punho.
Anatomia
O epicôndilo medial do úmero é importante do ponto de vista anatômico, pois é o local de ancoragem do complexo tendíneo conectado à cabeça inicial de 5 dos 8 músculos do antebraço do antebraço.
Os músculos do antebraço anterior são um total de 8 ; estes 8 músculos estão dispostos em 3 profundidades diferentes:
- Plano superficial, existem 4 músculos, sendo eles: o flexor ulnar do carpo, o palmar longo, o flexor radial do carpo e o pronador redondo;
- No nível intermediário, há apenas um músculo: a flexão superficial dos dedos;
- Plano mais profundo, existem 3 músculos: o flexor profundo dos dedos, o flexor longo do polegar e o pronador quadrado.
Para a compreensão deste artigo sobre epitrocleíte, apenas os músculos do antebraço anterior conectados ao epicôndilo medial do úmero, a saber: todos os músculos do plano superficial (flexor ulnar do carpo, palmar longo, flexor radial do carpo) são de interesse pronador redondo) e o único músculo do plano intermediário (flexor superficial dos dedos).
Sintomas
- Dor localizada na região interna do cotovelo que agrava com atividade física e diminui com repouso.
- A dor pode estender-se ao longo da região interna do antebraço.
- Rigidez do cotovelo, sensação de adormecimento ou de formigueiro que pode irradiar até aos dedos.
- A dor pode ser súbita ou mais gradual e agrava-se p.e com os movimentos de balanço com uma raquete ou um taco de golfe, o apertar uma bola ou a mão de alguém, rodar a maçaneta da porta, jardinagem, levantar pesos, apanhar algo com a palma da mão ou mesmo a simples flexão do pulso.
Fatores de risco de epitrocleíte?
Fatores favorecendo o aparecimento de epitrocleite:
- Repetição, por mais de duas horas e com técnica inadequada, de movimentos em risco;
- O uso, nas práticas esportivas de risco, de equipamentos inadequados;
- A idade acima de 40 anos;
- Obesidade;
- Fumaça de cigarro.
A técnica de execução de um gesto potencialmente arriscado é muito importante: se correta, na verdade, envolve um menor estresse nos músculos anteriores do antebraço.
Tratamento da epitrocleíte
- Em 90% dos casos o tratamento médico e a fisioterapia são suficientes.
- O tratamento médico passa pelo uso de gelo, anti-inflamatórios, corticoides, uso de bandas, braçadeiras e cotoveleiras e repouso.
- Ortotripsia e infiltrações.
- O tratamento operatório da epitrocleíte é de exceção.
MUITO BOM! VOCÊ LEU TODO O CONTEÚDO. Ficou alguma dúvida? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.
No Comments