Entorses e luxações dos dedos da mão

Entorses dos dedos ocorrem frequentemente nos esportes, mas também acontecem durante as atividades diárias normais. Mesmo que o dedo machucado pareça normal e possa se mover normalmente, pode ser necessário tratamento médico. A anatomia da articulação do dedo é complexa, e vários tipos de lesões podem resultar em problemas permanentes se não forem diagnosticados ou tratados.

Causas

Entorses dos dedos ocorrem quando a ponta do dedo é comprimida em direção à mão. Quando o dedo é comprimido, os ligamentos que sustentam as articulações são esticados ou “torcidos”. Os ligamentos são tecidos moles que prendem um osso ao outro. Quanto maior a força, mais grave é o entorse. Se a força for intensa o suficiente, os ligamentos podem se romper completamente.

Outras lesões que podem ocorrer de forças mais violentas incluem as rupturas dos tendões, fraturas (ossos quebrados) e luxações.

Sinais e sintomas

O entorse do dedo pode resultar em dor e incapacidade de dobrar, esticar ou segurar com o dedo. Quando há ruptura de um ligamento, os ossos podem sair de posição resultando em uma luxação da articulação. As lesões da mão geralmente provocam inchaço, dor, rigidez e às vezes, limitam o movimento.

Entorses do polegar

As entorses do dedo polegar são rupturas dos ligamentos que prendem o polegar a mão. Na entorse do polegar, as pessoas têm dificuldade em agarrar objetos entre seu dedo polegar e indicador, e o polegar fica dolorido e inchado.

Os médicos diagnosticam uma entorse do dedo polegar examinando o polegar, às vezes depois de administrar um anestésico à pessoa para tornar o exame menos doloroso. A maioria das entorses do polegar é imobilizada com uma tala em espiga para o polegar, mas às vezes é necessário cirurgia.

A maioria das entorses do polegar envolve o ligamento principal na base do polegar na parte interna da mão. Esse ligamento sofre frequentemente uma entorse quando as pessoas caem na mão enquanto segura um bastão de esquiar, por exemplo.

Essa lesão pode ser chamada de polegar do esquiador. Este ligamento também sofre lesão ao apertar o polegar para trás em uma superfície rígida ao cair ou em uma bola, por exemplo, como nos casos dos goleiros. Estender excessiva e repetidamente a articulação também pode romper o ligamento causando a entorse do polegar.

Luxações dos dedos das mãos 

As luxações dos dedos das mãos ocorrem quando os ossos do dedo saem de sua posição normal. A maioria das luxações de dedos das mãos ocorre na articulação do meio, geralmente quando o dedo é dobrado para trás. Geralmente, o dedo está obviamente entortado.

Para diagnosticar luxações de dedo, os médicos tiram radiografias de diversos ângulos. Após injetarem um anestésico na base do dedo afetado, os médicos podem geralmente manipular os ossos de volta ao lugar sem precisar de cirurgia. Geralmente, as pessoas precisam usar uma tala por cerca de três semanas.

A maioria das luxações dos dedos ocorre na articulação média. Mas elas podem ocorrer em outras articulações dos dedos. Elas geralmente ocorrem quando um dedo é dobrado para trás, como pode acontecer quando a ponta de um dedo estendido é atingida por uma bola de basquete ou de beisebol. 

Mas elas podem ocorrer quando o dedo estiver flexionado para o lado ou para frente.

Pode haver ruptura dos ligamentos que mantém os ossos dos dedos unidos. Se um osso do dedo for puxado para fora dos tendões presos a ele, um pedaço de osso pode romper-se e ficar preso ao tendão, chamado de fratura por arrancamento.

Tratamento

Seu médico precisará saber como e quando a lesão ocorreu. O exame físico é realizado para verificar a posição do dedo, movimento, dor e inchaço. Geralmente são feitas radiografias. Eventualmente, outros exames de imagem podem ser necessários, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Entorses dos dedos podem ser tratados com ou sem cirurgia, dependendo da gravidade da lesão. Algumas lesões podem ser tratadas com uma fita prendendo o dedo machucado ao dedo vizinho normal. Frequentemente, estes tratamentos são realizados junto com os cuidados de um fisioterapeuta. Algumas lesões graves requerem cirurgia. Em qualquer caso, mesmo com entorses simples, o dedo pode ficar inchado por até um ano inteiro.

Agendar uma consulta >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação.
Cotovelo e Mão Brasília
Cotovelo e Mão Brasília

Atendimento especializado em cotovelo e mão em Brasília / DF, com fisioterapia, acupuntura, RPG e Pilates. Tratamento conservador com procedimentos como infiltração e bloqueio.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *