o que e o pulso aberto

Entorse de punho ou pulso aberto

Você provavelmente já conheceu alguém que sofreu uma entorse de punho, popularmente conhecida como “pulso aberto”. A entorse acontece quando há um estiramento ou rompimento dos ligamentos (tecidos que ligam ossos e articulações) do punho.

A entorse de punho acontece quando o punho é curvado com força, como em uma queda sobre a mão estendida. Existem três graus de lesão dos ligamentos, sendo eles:

o que e o pulso aberto

– Grau 1: acontece quando os ligamentos se esticam, mas não se rompem;

– Grau 2: acontece quando os ligamentos são parcialmente rompidos, podendo fazer com que o paciente tenha dificuldade em movimentar a região;

– Grau 3: acontece quando há o rompimento total do ligamento. Causando lesão significativa.

Os sintomas da entorse de punho envolvem: inchaço no punho; dor no momento da lesão; dor ao mover o punho; hematomas na pele ao redor do punho; sensibilidade e calor na pele.

O médico ortopedista irá fazer o diagnóstico a partir de exame clínico e exames de imagem (como raio-x, ultrassom e ressonância magnética). Frequentemente pode haver lesões osteoarticulares associadas, mudando, nesse caso, o tratamento e o prognóstico.

O tratamento envolve imobilização do punho com tala ou órteses, uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, compressas de gelo e elevação do membro afetado. O paciente ainda pode precisar de sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos do punho. Já nos casos mais graves, de grau 3, pode ser necessário fazer cirurgia.

Saiba mais sobre lesões da mão e punho >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.