Entorse de punho ou pulso aberto

Você provavelmente já conheceu alguém que sofreu uma entorse de punho, popularmente conhecida como “pulso aberto”. A entorse acontece quando há um estiramento ou rompimento dos ligamentos (tecidos que ligam ossos e articulações) do punho.

A entorse de punho acontece quando o punho é curvado com força, como em uma queda sobre a mão estendida. Existem três graus de lesão dos ligamentos, sendo eles:

, Entorse de punho ou pulso aberto, Ortopedista Especialista em Mão e Cotovelo - DF

– Grau 1: acontece quando os ligamentos se esticam, mas não se rompem; 

– Grau 2: acontece quando os ligamentos são parcialmente rompidos, podendo fazer com que o paciente tenha dificuldade em movimentar a região;

– Grau 3: acontece quando há o rompimento total do ligamento. Causando lesão significativa.

Os sintomas da entorse de punho envolvem: inchaço no punho; dor no momento da lesão; dor ao mover o punho; hematomas na pele ao redor do punho; sensibilidade e calor na pele.

O médico ortopedista irá fazer o diagnóstico a partir de exame clínico e exames de imagem (como raio-x, ultrassom e ressonância magnética). Frequentemente pode haver lesões osteoarticulares associadas, mudando, nesse caso, o tratamento e o prognóstico.

O tratamento envolve imobilização do punho com tala ou órteses, uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, compressas de gelo e elevação do membro afetado. O paciente ainda pode precisar de sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos do punho. Já nos casos mais graves, de grau 3, pode ser necessário fazer cirurgia.

Agendar consulta >
Saiba mais sobre lesões da mão e punho >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Cotovelo e Mão Brasília
Cotovelo e Mão Brasília

Atendimento especializado em cotovelo e mão em Brasília / DF, com fisioterapia, acupuntura, RPG e Pilates. Tratamento conservador com procedimentos como infiltração e bloqueio. Excelência no tratamento com cirurgia.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *